Por que temos o hábito de comer peru durante a ceia de Natal?

Historiadores acreditam que o peru se tornou um prato típico para comemorações nos EUA em 1621. Saiba mais.

Um dos pratos mais comuns na ceia de Natal é o famoso peru, que, aliás, também costuma aparecer nas festas de réveillon, que reúnem famílias para a última ceia do ano. Mas você sabe de onde surgiu a tradição de servir peru assado no Natal? Bem, para entendermos como ele chegou até nós, é necessário ir no contexto histórico e viajar para outro país.

continua depois da publicidade

O peru é nativo da América do Norte e era consumido pelos indígenas nos Estados Unidos. Entre eles, o peru representava peça de premiação entre as tribos sempre que avançavam nas conquistas de novos territórios. Historiadores acreditam que o peru se tornou um prato típico para comemorações nos EUA em 1621, quando peregrinos e índios comemoram uma farta colheita.

Assim, por ser robusto e bastante carnudo, o peru passou a representar fartura. Tão importante quanto o Natal para os norte-americanos, é o Dia de Ação de Graças que passou a ter o peru como prato principal. Desse modo, ele acabou sendo adaptado para o Natal.

continua depois da publicidade

Como herança dos norte-americanos, nós acabamos adaptando o peru à nossa ceia natalina. Não se sabe ao certo quando chegou ao Brasil esse costume de comer peru no Natal, mas tornou-se tão tradicional como nos EUA.

Como preparar um delicioso peru de Natal

Para preparar um peru natalino em sua ceia não é algo muito difícil. Embora já existam perus que venham temperados e prontos para serem assados, existem pessoas que preferem fazer seu próprio tempero.

Ingredientes

  • 1 peru de 4 a 5 kg;
  • 1 cebola grande;
  • 1 lata de cerveja;
  • 1 colher de chá de açafrão;
  • 3 dentes de alho;
  • 4 colheres de sopa de óleo.

Veja como preparar

O peru vem muito rígido de gelo e, portanto, é necessário deixá-lo descongelar de um dia para o outro. Prepare o molho batendo em um liquidificador a cebola, alho e o óleo e, depois de bem misturado, coloque a cerveja e o açafrão, sal a gosto.

continua depois da publicidade

Use esse molho para temperar quando o peru já estiver embrulhado em papel alumínio. Após esse processo, leve ao forno aquecido a 180ºC por cerca de 2h. Após esse tempo, basta retirar do forno, remover o papel alumínio e deixar mais um tempinho para ele dourar.