Qual o valor da aposentadoria em 2021? Confira detalhes do reajuste

Com o ano de 2020 chegando ao fim, muitos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passam a se preocupar com os novos valores dos pagamentos. Todos os anos há um reajuste de acordo com INPC (Índice Nacional do Preços ao Consumidor). Descubra qual o vai ser o valor da aposentadoria em 2021. continua […]

Com o ano de 2020 chegando ao fim, muitos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passam a se preocupar com os novos valores dos pagamentos. Todos os anos há um reajuste de acordo com INPC (Índice Nacional do Preços ao Consumidor). Descubra qual o vai ser o valor da aposentadoria em 2021.

continua depois da publicidade

Quanto será o valor da aposentadoria em 2021?

De acordo com o PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, aprovado pelo Congresso Nacional, os aposentados e pensionistas do INSS terão um reajuste de 4,11% em 2021. Este número corresponde à estimativa do INPC para 2020.

Apesar disso, vale dizer que ainda é preciso que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgue o valor oficial da inflação no dia 12 de janeiro de 2021. Quando o número oficial for divulgado, os valores serão automaticamente corrigidos.

continua depois da publicidade

No entanto, é preciso ressaltar que as projeções possuem uma taxa de erro muito baixa. Sendo assim já é possível calcular o quanto o aposentado ou pensionista receberá no ano que vem.

Como fazer o cálculo de aposentadoria em 2021?

Para fazer o cálculo, a conta é bem simples: basta o cidadão acrescentar o valor de 4,11% ao que recebe normalmente. Se alguém ganha, por exemplo, R$ 2000,00, seu pagamento em 2021 será de R$ 2.082,20.

Não haverá ganho real

O aumento da aposentadoria não terá ganho real, ou seja, os aposentados e pensionistas do INSS, teoricamente, continuarão com o mesmo poder de compra. O ganho real só ocorre quando o reajuste é superior ao registrado pelo INPC.

continua depois da publicidade

Além de não haver ganho real, muitos economistas criticaram a medida, pois apesar do reajuste ser feito pelo INPC, muitos produtos e serviços utilizados por aposentados subiram mais do que o índice oficial. Um exemplo claro são os planos de saúde. De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), haverá um aumento de 8,14% em 2021, já autorizado pela agência.