Prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda 2024 é anunciado

Uma nova medida provisória beneficia os que ganham até dois salários mínimos, isentando-os do Imposto de Renda.

A Receita Federal do Brasil definiu o calendário para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) para o ano de 2024. Os contribuintes terão entre os dias 15 de março e 31 de maio para realizar a entrega da declaração, que é referente ao ano-base 2023.

continua depois da publicidade

Este prazo de entrega é o mesmo que foi estabelecido no ano anterior, mantendo a janela de dois meses e meio para que os contribuintes possam prestar contas ao Fisco. Aqueles que não cumprirem com a obrigação dentro do prazo estipulado estarão sujeitos à aplicação de multas.

A Receita Federal ainda irá divulgar mais detalhes sobre o programa do Imposto de Renda deste ano. Os contribuintes devem estar atentos às informações que serão divulgadas, pois elas poderão trazer orientações valiosas sobre como preencher a declaração corretamente e evitar problemas com o Fisco.

continua depois da publicidade

Em uma movimentação que promete beneficiar milhões de brasileiros, o governo federal publicou neste mês uma Medida Provisória (MP) que isenta do Imposto de Renda as pessoas que ganham até dois salários mínimos, o que equivale a R$ 2.824. De acordo com o Ministério da Fazenda, cerca de 15,8 milhões de brasileiros serão beneficiados por essa medida.

Essa medida provisória representa uma importante mudança na política tributária do país e tem como objetivo aliviar a carga tributária sobre os trabalhadores de menor renda. A medida é vista como um passo importante para a redução da desigualdade social no país, já que os impostos tendem a pesar mais sobre os que ganham menos.

É importante destacar que, mesmo isentos do pagamento do Imposto de Renda, esses trabalhadores ainda deverão entregar a declaração. A Receita Federal utiliza as informações da declaração para cruzar dados e identificar possíveis inconsistências, o que pode levar à malha fina.

continua depois da publicidade

Portanto, mesmo que você esteja isento do pagamento do Imposto de Renda, é importante se organizar para entregar a declaração dentro do prazo. Lembre-se de reunir todos os documentos necessários, como comprovantes de renda e despesas, para preencher a declaração corretamente.

Ao longo dos próximos meses, a Receita Federal deverá divulgar mais informações sobre o programa do Imposto de Renda deste ano. Fique atento às atualizações para evitar problemas com o Fisco e garantir que sua declaração seja entregue corretamente e dentro do prazo.