Programa Universidade para Todos: matrículas até segunda-feira (07/12)

A Secretaria da Educação do Estado realiza, até a próxima segunda-feira (07/12), as matrículas para os selecionados no Programa Universidade para Todos (UPT). continua depois da publicidade A matrícula é feita exclusivamente via internet, em plataforma específica adotada por cada universidade parceira. O passo a passo para o processo em cada universidade está disponível no […]

A Secretaria da Educação do Estado realiza, até a próxima segunda-feira (07/12), as matrículas para os selecionados no Programa Universidade para Todos (UPT).

continua depois da publicidade

A matrícula é feita exclusivamente via internet, em plataforma específica adotada por cada universidade parceira. O passo a passo para o processo em cada universidade está disponível no Portal da Educação. Neste ano, foram ofertadas 12.105 vagas, totalizando 17.232 inscritos, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

O projeto é elaborado em parceria com as universidades públicas UNEB, UEFS, UESB, UESC e UFRB. A intenção do Programa Universidade Para Todos é facilitar o acesso de estudantes do ensino público ao ensino superior.

continua depois da publicidade

Início das aulas no Programa Universidade para Todos

Na primeira semana acontecem as aulas inaugurais, que esse ano será de 08 a 11 de dezembro, e será uma oportunidade para o acolhimento dos cursistas e apresentação da metodologia das atividades do Programa.

Além disso, serão promovidas palestras e rodas de conversas com apresentação das políticas de assistência e permanência estudantil, depoimentos e vivências de cursistas egressos e professores sobre a experiência do ensino superior, dentre outros temas.

Inscrições foram encerradas em novembro

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (UPT) puderam ser realizadas até o dia 27 de novembro de 2020. Os registros foram gratuitos e realizados no Portal da Educação.

continua depois da publicidade

Marcius Gomes, coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, apontou que “nos últimos dez anos, o programa já possibilitou o ingresso ao Ensino Superior em diversos cursos para, aproximadamente, 27 mil estudantes. Com o decreto 20.004 de 21 de setembro de 2020, o UPT passou a ser uma política pública de Estado para fortalecer as aprendizagens e a preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede pública de ensino estadual e municipal, para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior”.

Sobre o Programa Universidade Para Todos

Fundado em 2017, o Programa Universidade para Todos (UPT) foi criado pelo governo do estado da Bahia. O programa é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais (UNEB, UEFS, UESB, UESC).

O projeto é uma ação desenvolvida para assegurar o acesso dos alunos do ensino médio da rede pública estadual (concluintes e egressos) ao ensino superior. Por meio de iniciativas que ajudam os estudantes a consolidar e aprofundar seus conhecimentos desenvolvidos ao longo do ensino médio, para que eles possam concorrer e participar dos processos de seleção das instituições de ensino superior.

continua depois da publicidade

É importante destacar que o programa concede aos alunos o uniforme e material didático necessário. Além disso, os alunos que tiveram uma frequência igual ou superior a 75% das aulas no ensino regular, conseguem isenção da taxa de inscrição nas seleções realizadas pelas universidades do Estado da Bahia.