Campanha de imunização contra Febre Aftosa na Bahia é antecipada para abril

Os produtores têm até 17 de maio para declarar a vacinação e informar a geolocalização de suas propriedades.

A Bahia, um dos estados pioneiros na luta contra a Febre Aftosa, dá início a sua última campanha de vacinação contra a doença em 1º de abril. O esforço conjunto entre o setor produtivo e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) tem como objetivo vacinar 100% dos rebanhos bovino e bubalino, estimados em cerca de 13 milhões de cabeças em todo o território baiano.

continua depois da publicidade

Desde 1968, os produtores baianos têm sido diligentes na vacinação de seus rebanhos. Nos últimos 20 anos, os índices vacinais têm ultrapassado os 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Este esforço conjunto permitiu que a Bahia fosse chancelada pelo MAPA para suspender a vacinação a partir de maio de 2024, com uma nota de 9,3, a mais alta entre 17 estados da Federação.

A campanha de vacinação deste ano foi antecipada para o período de 1º a 30 de abril. Os produtores terão até o dia 17 de maio para declarar a vacinação e informar a geolocalização de suas propriedades. A declaração pode ser feita através do site da Adab ou em um dos 376 escritórios da Agência distribuídos pelos 27 Territórios de Identidade.

continua depois da publicidade

A Febre Aftosa tem sido uma preocupação para a Bahia desde 28 de fevereiro de 1968, quando foi implementado o programa de combate à doença no estado. Na ocasião, foi criado o Grupo Executivo de Erradicação da Febre Aftosa na Bahia (GERFAB), seguido pelo Instituto Biológico da Bahia (IBB), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e o Departamento de Defesa Agropecuária (DDA).

Os esforços para erradicar a Febre Aftosa na Bahia têm sido contínuos e bem-sucedidos. Na primeira década de campanhas, os produtores vacinaram mais de 5,7 milhões de animais. Na década de 1990, sob a orientação do MAPA, o combate à aftosa se intensificou em todo o país, e na Bahia não foi diferente. O último foco da doença registrado no estado foi em 1997, no município de Jussari.

Em maio de 2001, a Bahia alcançou um marco importante na luta contra a Febre Aftosa. O estado recebeu a Certificação Internacional de Estado Livre da Aftosa com Vacinação. Com a última campanha de vacinação e a chancela do MAPA para a suspensão da vacinação a partir de maio de 2024, a Bahia espera continuar seu legado de proteger seus rebanhos contra a Febre Aftosa.

continua depois da publicidade