Confira 7 curiosidades que você não sabia sobre o seriado Chaves

Existem algumas curiosidades que envolvem o Chaves que muitos ainda não sabem e, para todos os fãs, resolvemos trazer essas pérolas.

Um dos maiores seriados de todos os tempos, que ficou por mais tempo na TV Brasileira, foi o Chaves. Originário do México e produzido pela Televisa, Chaves e toda sua turma  fizeram história nos diversos episódios marcantes e com bordões jamais esquecidos, se tornando parte de nosso cotidiano.

continua depois da publicidade

Criado por Roberto Bolaños, autor e intérprete do Chaves, o seriado foi lançado em 1971 e chegou ao Brasil na década de 80. Ainda é muito grande a legião de fãs que nunca se esqueceu das trapalhadas do garoto e de todos os personagens marcantes, como Seu Madruga, Chiquinha, Kiko, Dona Florinda, Professor Girafales e Bruxa do 71.

Existem algumas curiosidades que envolvem o Chaves que muitos ainda não sabem e, para todos os fãs, resolvemos trazer essas pérolas sobre o seriado que passaram despercebidos de muitos.

continua depois da publicidade

Curiosidades do seriado Chaves

O apartamento de Chaves

É bem verdade que passamos a vida toda achando que o Chaves morava dentro de um barril no meio do pátio da Vila. Todavia, em alguns episódios o Chaves deu a entender que morava em um apartamento com uma senhora de idade. Mas nunca foi mostrado o apartamento e nem a senhora com quem ele morava, causando, deste modo, grande curiosidade no público na época.

Outro detalhe que prova que Chaves não morava dentro do barril é que o nome original passou a identificar o número 8, que seria do lugar onde o Chaves morava na vila. No princípio da série, ela se chamava “El Chavo del Ocho”. Essa referência seria ao canal que transmitia o seriado “Canal 8”, mas depois a emissora mudou para “9” e o número 8 passou a ser referência de onde ele morava.

O nome de Chaves

Outra curiosidade sobre o personagem Chaves é em relação ao seu nome. Para os mexicanos, o mistério é ainda maior. Até porque, para nós, o nome Chaves pode soar como nome ou sobrenome, mas EL Chavo, no original, é algo equivalente a “O menino”.

continua depois da publicidade

Todas as vezes em que ele iria revelar o nome, alguém o interrompia.

O sanduíche preferido do Chaves

Pouca gente notou algo interessante no seriado. Chaves vivia declarando seu amor pelo sanduíche de presunto, mas ele só apareceu comendo duas vezes durante todo o seriado.

Pópis deixou de ter problema no voz por causa de um fã

Todos se lembram da Pópis que era interpretada por dona Florinda. Ela emitia um som “fanho”. Quando um telespectador e fã do programa relatou a Bolaños que seu filho tinha o mesmo problema e sofria bullying dos colegas por causa do seriado, o criador e personagem retirou a característica da garota.

continua depois da publicidade

A cidade do Jaiminho carteiro existe

O carteiro Jaiminho vivia evitando a fadiga, contando as histórias de uma cidade chamada Tangamandápio. O que poucos sabem é que ela é uma pequena cidade do interior mexicano. Em 2012, os moradores e a administração local ergueu uma estátua do Jaiminho para homenageá-lo.

Godinez era irmão do Chaves na vida real

Na verdade, o ator que interpretava o personagem Godinez, Horacio Gómez Bolaños, era irmão do criador do Chaves e que também fazia o papel do menino Roberto Bolaños.

Bordão inspirado em professor da vida real

O personagem professor Girafales tinha um bordão utilizado quando ele estava irritado na cena, em que dizia em tom raivoso “Tá, tá, tá, tá”.

continua depois da publicidade

O que ninguém sabe é que o ator que fazia professor Girafales, Rubén Aguirre, se inspirou em um professor de sua infância que falava a mesma coisa quando estava irritado.