Será que alguém chamado Oscar já ganhou um Oscar?

Você já se perguntou se alguém chamado Oscar já ganhou um Oscar? Descubra hoje a resposta para essa curiosa dúvida do mundo do cinema.

Todo mundo já se perguntou pelo menos alguma vez na vida sobre algo que parecia ridículo, principalmente quando associado a algum evento de grande relevância social ou cultural no mundo. Esse é o caso do Oscar: a premiação de excelência do universo cinematográfico sempre levanta algumas questões do público, mas será que alguém chamado Oscar já ganhou um Oscar?

continua depois da publicidade

Com apenas 33cm e pesando 3,85kg, a estatueta de um careca musculoso, banhada a ouro e erguida sobre um rolo de filme, é atualmente o prêmio mais importante do mundo da sétima arte. Mas por que ela se chama Oscar? Qual seria a relevância do nome para o troféu? Confira abaixo algumas respostas para dúvidas divertidas da humanidade ao longo dos anos.

Será que alguém chamado Oscar já ganhou um Oscar?

Enquanto prêmios como o Urso de Ouro de Berlim e a Palma de Ouro de Cannes possuem uma relevância específica para cineastas locais e para a comunidade do cinema independente, o Oscar é visto há quase um século pela maior parcela da humanidade, e é o evento mais popular de Hollywood, repleto de estrelas do cinema e de glamour. E o mistério de seu nome, por sua vez, é uma das lendas utilizadas pela organização para atrair atenção.

continua depois da publicidade

O Oscar foi criado em 1927, pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, para promover seus filmes e honrar o desempenho da comunidade do cinema, que competem em 24 categorias. A estatueta foi desenhada pelo diretor de arte do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer, Cedric Gibbons, e a primeira cerimônia ocorreu em maio de 1929. Desde então, milhares de troféus são entregues em uma festa pomposa.

Apesar de o troféu não ter sido chamado de Oscar desde sempre, sua forma não mudou desde seu nascimento. Lendas dizem que Margaret Herrick, responsável pela biblioteca da Academia e então diretora-executiva, teria dito que a estátua era muito parecida com seu tio Oscar. A partir de então, os funcionários passaram a se referir à estatueta desse modo.

Sidney Skolsky, jornalista de Hollywood, teria utilizado o nome em uma coluna em 1934, ao se referir ao prêmio de melhor atriz, atribuído à estrela Katharine Hepburn. Assim, a Academia começou a utilizar o apelido em 1939.

continua depois da publicidade

Mas será que alguém chamado Oscar já ganhou um Oscar? A resposta para essa dúvida é sim, e o evento é considerado raríssimo. Nos anos 40, o liricista Oscar Hammerstein II teria recebido dois Oscars por seu trabalho na obra de 1941 “Lady be Good”, e a de 1945, “State Fair”. O título de Melhor Música foi compartilhado com Jerome Kern em “Lady be Good”, e com Richard Rodgers em “State Fair”.

Outros “Oscars” também já foram reconhecidos pela Academia ao longo dos anos. Em 1929, Oscar Lagerstrom foi citado por sua direção de som em “Raffles”, mas na época, a Academia apenas citava títulos na categoria de som, e não os nominados. Em 1948, Oscar Homolka também foi homenageado por seu papel em “I Remember Mama”, e em 1951, Oscar Millard recebeu uma nominação por “The Frogmen”.

Contudo, nenhum Oscar foi nominado para um Oscar desde Oscar Brodney, por escrever a obra “The Glenn Miller Story”, em 1954. O raro panteão de pessoas com este nome que já receberam uma estatueta segue intocado, e cabe às estrelas da atualidade mudarem essa realidade.

continua depois da publicidade