Afinal, o que é a famosa academia que decide sobre o Oscar?

Os membros da Academia há muito desfrutam de direitos de voto vitalícios, mas desde 2016 isso foi limitado a um mandato renovável de 10 anos.

A 95ª edição do Oscar acontece no domingo, 12 de março. Nesse dia, será disputado um dos 23 prêmios para filmes “Os Fabelmans”, “Não! Não Olhe!”, “Avatar: O Caminho da Água”, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” e o aclamado “A Mulher Rei”, que disputa na categoria Melhor Trilha Sonora.

continua depois da publicidade

No entanto, nem todos sabem como é feita a seleção dos filmes que passam a fazer parte do concurso e quem são as pessoas que os escolhem, por isso explicamos como é o processo.

Quem vota nos vencedores do Oscar?

Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles, que anualmente organizam os prêmios, são as pessoas que votam nos indicados ao prêmio.

continua depois da publicidade

Atualmente, a Academia conta com 9.487 associados com direito a voto, que devem ser atuantes ou ter sido “distintos” no setor. Além disso, eles estão divididos em 17 ramos, como atores, diretores, produtores e figurinistas.

Para fazer parte, os candidatos devem ser patrocinados por dois membros da Academia que representam seu ramo; no entanto, os vencedores e indicados ao Oscar são automaticamente considerados membros.

Anteriormente, os membros tinham direito de voto vitalício, mas desde 2016 isso foi limitado a 10 anos e é renovável, evitando assim ter eleitores sem atividade industrial.

continua depois da publicidade

Como são escolhidos os indicados?

Para escolher os indicados, os integrantes de cada um dos 17 ramos devem escolher entre projetos que estejam em sua área de atuação.

Dessa forma, a atriz ou o ator membro da Academia apresenta as indicações para a categoria de atuação; diretores apresentam indicações para melhor diretor e assim por diante.

No entanto, para alguns prêmios como o de melhor filme internacional e melhor filme de animação, comitês especiais são formados e todos os membros votam para escolher os indicados ao melhor filme.

continua depois da publicidade

A votação para indicações é realizada por meio de cédulas de papel e online, e sempre começa no final de dezembro.

Como são escolhidos os vencedores do Oscar?

Em 22 das 23 categorias do prêmio, vence quem tiver mais votos; No entanto, as regras mudam para a eleição do melhor filme, já que é utilizado um sistema mais complicado.

Para escolher o vencedor, os filmes são classificados do mais favorito ao menos favorito e cada pessoa pode escolher entre 5 e 10 filmes indicados.

continua depois da publicidade