Cantora Gal Costa morre aos 77 anos; causa da morte ainda é desconhecida

A artista havia cancelado um show em São Paulo recentemente. A confirmação da morte foi feita pela assessoria de imprensa da cantora.

Morreu nesta quarta-feira, 9, a cantora Gal Costa, uma das grandes vozes da música popular brasileira, aos 77 anos de idade. A confirmação da morte de Gal foi dada pela assessoria de imprensa da artista, mas a causa ainda não foi divulgada.

continua depois da publicidade

No último fim de semana, Gal Costa deveria se apresentar em São Paulo, no festival Primavera Sound, mas sua participação foi cancelada em cima da hora, devido a uma cirurgia que a cantora havia feito recentemente, para retirar um nódulo da fossa nasal. Por recomendação médica, Gal Costa ficaria longe dos palcos até o fim de novembro.

A cirurgia foi realizada em setembro e, desde então, a cantora não fez outras apresentações, embora já tivesse participação confirmada em outros eventos e datas marcadas para a turnê As Várias Pontas de uma Estrela, que seria entre dezembro e janeiro.

continua depois da publicidade

Gal Costa

Baiana de Salvador, Gal Costa nasceu Maria da Graça Costa Penna Burgos e começou a se destacar nacionalmente a partir da década de 1960.

Ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, Gal compôs o grupo Doces Bárbaros, que marcou a década de 1970.

Além disso, foi voz importante no movimento tropicalista ao participar, quando tinha pouco mais de 20 anos, do histórico álbum “Tropicália ou Panis et Circenses”. Outro marco de sua carreira foi “Fa-Tal”, que marcou a história da MPB.

continua depois da publicidade

Em mais de 55 anos de carreira musical, Gal Costa lançou 43 álbuns, gravou 12 shows em DVDs e participou de 16 especiais de música para a televisão brasileira. Já recebeu cinco indicações ao Grammy Latino e foi vencedora, na categoria melhor cantora, do Prêmio da Música Brasileira de 2016.

A cantora deveria se apresentar em breve em uma turnê pela Europa, incluindo shows em países como Portugal e Inglaterra.