Estas são as 3 principais diferenças entre novelas e séries televisivas

Na televisão há quem goste de séries, outros preferem novelas e há quem veja tudo. Para estes, especialmente, pode ser difícil diferenciar uma série de uma novela.

Em geral, séries e novelas se concentram em tramas dramáticas, embora tenham se mostrado abertos à experimentação de outros temas. A verdade é que existe uma diferença fundamental entre os dois gêneros: a duração.

continua depois da publicidade

Desse modo, a novela é um formato original da América Latina, além de implicar em emissão diária, em horário definido e sua extensão depende da aceitação ou não do público.

Por outro lado, as séries também possuem muitos capítulos que mantêm seu enredo, só que estes são divididos em temporadas. Além disso, cada temporada tem um certo número de episódios.

continua depois da publicidade

Veja a seguir outras diferenças entre séries e novelas.

1. Distribuição

Uma novela pode ter muitos capítulos sem interrupções, enquanto uma série pode alcançá-los ao longo de várias temporadas e o tempo de espera entre elas é muito maior.

2. Novos episódios

Devido ao seu viés comercial, as novelas são transmitidas todos os dias, exceto nos finais de semana.

continua depois da publicidade

No entanto, como as séries televisivas dão mais atenção ao produto do que à publicidade, geralmente são transmitidas uma vez por semana.

Mesmo em horários de streaming, muitas séries estreiam episódios em um dia específico, enquanto as novelas lançam novos capítulos diariamente.

Porém, isso está mudando à medida que se torna cada vez mais comum ver séries que lançam todos os seus capítulos nas plataformas desde o primeiro dia.

continua depois da publicidade

3. Narrativa

Para uma série de TV, os episódios podem ser pequenos enredos em si mesmos. Assim, eles podem fazer parte de uma narrativa maior, mas não necessariamente continuam o que seu antecessor deixou inacabado.

Contudo, isso não acontece nas novelas. Sua natureza exige que a narração seja imediata e que cada um de seus capítulos seja uma continuação precisa do anterior.

Por fim, quanto ao tema central, a série abre um leque mais amplo de possibilidades. Enquanto a novela se desenvolve a partir de uma ou várias histórias que se desenvolvem ao longo dos capítulos.

continua depois da publicidade