Por que as pessoas se sentem atraídas por vilões de filmes? Veja estudo

Os cientistas apontam que nos sentimos seduzidos por aqueles malvados com quem compartilhamos traços e comportamentos semelhantes.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Psychological Science e divulgada pela IFScience, as pessoas podem achar vilões fictícios simpáticos quando compartilham semelhanças com o espectador ou leitor, mesmo que, no mundo real, seus comportamentos sejam repudiados.

continua depois da publicidade

Em vez de ser seduzido pelo chamado lado sombrio, o fascínio dos personagens malignos tem uma explicação científica tranquilizadora.

De acordo com essa pesquisa, um dos motivos é que a ficção atua como uma rede de segurança cognitiva, permitindo que nos identifiquemos com personagens vilões sem contaminar nossa imagem.

continua depois da publicidade

Análise a partir de filmes e séries

Para o estudo, os pesquisadores coletaram e analisaram dados de 232.500 usuários do site de entretenimento Charactour, que sugere séries e filmes baseados em sua personalidade.

Neste site, os usuários podem ver suas semelhanças com diferentes personagens, tanto heróis quanto vilões. Assim, os vilões incluíam Malévola, Coringa e Darth Vader. Os não-vilões incluíam Sherlock Holmes, Joey Tribbiani (da série Friends) e Yoda.

Dados anônimos desses questionários, por sua vez, permitiram aos pesquisadores testar se as pessoas eram atraídas – ou repelidas – por vilões parecidos.

continua depois da publicidade

Não surpreendentemente, as pessoas se tornaram atraídas por não-vilões à medida que sua semelhança aumentava. No entanto, os resultados sugeriram ainda que os usuários eram mais atraídos por vilões que compartilhavam semelhanças com eles.

Resultados obtidos

De acordo com o estudo, pessoas que se veem como caóticas ou manipuladoras são especialmente atraídas por personagens como o Coringa. Por outro lado, pessoas ambiciosas e inteligentes tendem a preferir Lord Voldemort a Harry Potter.

Por fim, a investigação conclui que os dados obtidos não mostram quais traços, comportamentos ou características dos vilões mais atraíram os usuários.

continua depois da publicidade

Como tal, os autores dizem que mais pesquisas são necessárias para explorar a atração psicológica dos vilões e se as pessoas são atraídas por vilões semelhantes na ficção porque as pessoas procuram oportunidades para explorar seu próprio lado sombrio pessoal.