Melhores filmes LGBTQIA+ para assistir na Netflix; confira lista com as opções

A Netflix, em seu catálogo, conta com alguns filmes LGBTQIA+. Acompanhe a nossa lista com as opções para maratonar.

A temática LGBTQIA+ está cada vez mais em alta e movimentando setores diferentes da sociedade, especialmente para a importância do respeito às diversidades. No cinema, não poderia ser diferente. Existe uma vasta opção de filmes sobre o tema. A Netflix, em seu catálogo, apresenta alguns desses filmes.

continua depois da publicidade

Muito além de ser apenas filme para um público comercial, a temática provoca a discussão sobre o respeito às orientações de cada pessoa e nos projeta à reflexão. Analisamos alguns desses filmes na Netflix, com um resumo sobre cada um deles para que você possa se situar e fazer a melhor escolha.

São 10 títulos diferentes que estão no catálogo da Netflix para o público LGBTQIA+ (ou qualquer pessoa que tiver interesse). Eles discorrem sobre a realidade de situações diferentes envolvendo pessoas desse grupo. É importante salientar que o filme neste segmento não é necessariamente apenas uma denúncia contra os preconceitos vividos pela classe, embora ocorra com mais frequência.

continua depois da publicidade

Filmes LGBTQIA + na Netflix

1. Alex Strangelove

A palavra que define esse filme é auto descoberta, desenvolvimento da identidade. Dirigido por Craig Johnson, o filme conta a história de um jovem rapaz chamado Alex Truelove (Daniel Doheny), que está no último ano do colegial e se prepara para seguir para faculdade.

Todavia, ele pretende realizar o último feito para aquela jornada de sua vida: perder a virgindade com a namorada. Tudo iria normal, mas ele cruza seu caminho com o de Elliot (Antionio Marziale), um garoto que fará Alex repensar e se dividir sobre sua orientação.

2. Loev

O filme de 2015 é mais uma pérola de Bollywood e que fez estrondoso sucesso. Com direção de Sudhanshu Saria, o filme viaja pelo universo da descoberta de um amor forte, puro e muito real entre duas pessoas que descobriram serem mais do que amigos.

continua depois da publicidade

A fotografia do filme é algo que constantemente muda nos enquadramentos de imagens. Essa quebra de paradigmas faz do filme uma verdadeira revolução do pensamento. O negociante de Wall Street, Jai, interpretado por Shiv Pandit, fará uma viagem de 48h para Mumbai.

Na viagem, ele convida o amigo Sahil (Dhruv  Ganesh), um produtor musical. O produtor prefere largar o namorado Alex (Siddharth Mennon), um homem imprudente, para seguir com o amigo. Mas é nessa viagem que eles descobrem que se gostam para além da amizade.

3. Other People

O filme dirigido por Chris Kelly tem uma caraterística interessante na forma de desvendar nossas vicissitudes de forma sutil. David (Jesse Plemons) é um escritor homossexual que termina o seu namoro e decide ir para uma pequena cidade americana cuidar da mãe. Afinal, ela está muito enferma.

continua depois da publicidade

O problema é que o pai de David é extremamente homofóbico e ele, então, decide esconder sua orientação sexual. Muita coisa acontece na vida do escritor, que acaba nos revelando o quanto as pessoas podem ser intolerantes.

4. The Boys in The Band

O barato do filme é que toda história ocorre em um apartamento no Upper East Side, quando Michael (Jim Parsons), homossexual, resolver dar uma festa para o amigo Harold (Zachary Quinto), também LGBTQIA+.

No decorrer do enredo, algumas pessoas vão chegando até que um dos convidados causa espanto ao ser visto na festa mesmo sem ter sido convidado: Alan (Brian Hutchison). Um homem casado e hétero, mas que todos tinham dúvida quanto a isso. Parece que, a partir daí, ele irá se entender como homoafetivo. Esse é um ótimo filme LGBTQIA+ que está disponível na Netflix.

continua depois da publicidade

5. Girl

Esse filme é um drama que narra a história de uma garota transexual, Lara (Victor Polster), que é aceita pelo pai, amigos, psicólogos e vive dentro de seu universo feminino, mesmo tendo nascido em corpo “masculino”.

O seu sonho é ser uma bailarina respeitada e, para isso, irá tentar se aperfeiçoar numa conceituada escola de balé. Devido à sua formação óssea masculina, a garota não consegue desenvolver as técnicas e, diante disso, enfrentará muitos obstáculos.

6. Um Segredo a Caminho

O filme gira em torno de uma amizade entre quatro pessoas. A mulher, que faz parte do quarteto de amigos, transa com um amigo gay após uma embriaguez, Joe (Sean Maher).

Por conseguinte, ela acaba engravidando e dando uma tremenda confusão. O filme é muito equilibrado e demonstra os conflitos realistas da vida. O cenário de fundo é a encantadora cidade de Los Angeles, que permite excelentes enquadramentos de imagens. Esse é um filme com temática LGBTQIA+ que está disponível na Netflix.

7. Holding the Man

O filme já surpreende pelo fato de ter sido baseado em fatos reais, sendo uma autobiografia de Timothy Conigray. Dois amigos, Tim e John, se conhecem ainda na adolescência e resolvem enfrentar preconceitos e demais problemas que surgem na caminhada.

Tim é um treinador do time de futebol, enquanto John é um aluno de artes cênicas que sonha em ser ator. Após 15 anos, eles são diagnosticados com doenças sexualmente transmissíveis. O filme retrata muito o que um casal homossexual precisa enfrentar para conseguir ser feliz, mas demonstra toda a ressignificação dos dois personagens.

8. I Am Michael (Eu sou Michael)

O filme, dirigido por Justin Kelly, conta a história real de Michael Glatze (James Franco), um ativista da causa LGBTQIA+ que viaja pelos Estados Unidos empenhado em um filme que conta a história de adolescentes homossexuais.

As causas ativistas do personagem ganham notoriedade e ele chega a lançar uma revista. Porém, chega um dado momento que, devido a problemas pessoais, o personagem resolve se tornar um cristão. Ele, então, passa a se declarar um “ex-gay”. Como termina essa história? É necessário acompanhar para se surpreender.

9. Eu, Tu e Ela

Criado por John Scott Shepherd, o filme é uma ponte de paradigmas que quebra alguns protocolos da sociedade. O casal Jack (Greg Poehler) e Emma (Rachel Blanchard) vive aparentemente bem, mas com um sentimento de frustração na relação amorosa, como se faltasse algo novo e diferente.

Com isso, eles incluem outra pessoa no relacionamento, Izzy (Priscilla Faia). Esse é um dos filmes LGBTQIA+ da Netflix.

10. Boy Erased: Uma Verdade Anulada

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Garrard (Lucas Hedges), jovem de 19 anos de uma pequena cidade, extremamente conservadora, filho de um pastor batista. O jovem é gay e precisará entrar numa espécie de terapia de “cura gay” após ser pressionado pela família.

O diretor do filme, Joel Edgerton, também interpreta o personagem que tem o dever de “curar” o jovem e, para tanto, cometeu as piores barbáries com o jovem.

Esses são 10 filmes sobre a temática LGBTQIA + que estão disponíveis na Netflix. Vale a pena conferir e reacender essa discussão sobre o respeito à diversidade e as escolhas pessoais.