Como e quando surgiu o vinho? Confira curiosidades sobre a bebida

Popular em todo o mundo, o vinho é uma bebida milenar que ainda se mantém tradicional em festas, acordos políticos, jantares e celebrações.

Nada como uma bela taça de vinho ao fim do dia. Essa bebida, tão elegante e versátil, pode ser consumida nos dias frios e nos mais quentes e não é à toa que uma das histórias bíblicas mais conhecidas diz respeito justamente à produção do vinho para um momento de festa — mas você sabe como essa bebida surgiu?

continua depois da publicidade

Existem muitas versões quando o assunto é contar a origem do vinho, cada uma delas relacionada a diferentes culturas, mas uma coisa é certa: o vinho é uma bebida antiga, apreciada há milênios.

Os cristãos, por exemplo, usam o antigo testamento como base para o surgimento do vinho, dando os créditos a Noé pela criação do primeiro vinhedo da História. Para os gregos, no entanto, o vinho foi criado pelos deuses — em muitos momentos, na mitologia grega, as pessoas são representadas com taças de vinho.

continua depois da publicidade

Agora, quando levamos em conta os relatos históricos, sabemos que a bebida surgiu antes mesmo da escrita. O que se diz nesse sentido é que, um dia, alguém esqueceu um tanto de uvas amassadas em um potinho e, depois de um tempo, houve a fermentação espontânea.

A produção intencional do vinho, através do cultivo das videiras, só foi possível quando os nômades começaram a encontrar lugares onde puderam se estabelecer. Alguns documentos servem como evidência de que a primeira produção de vinho ocorreu na região que hoje é o norte da Grécia, onde foram encontradas sementes de uva datadas entre 8000 e 5000 a.C.

A popularidade do vinho também se deve aos romanos e egípcios — só para você ter ideia, existem registros de egípcios usando o vinho em rituais e festas em 3000 a.C. O vinho da terra da Cleópatra ficou tão famoso que passou a ser exportado para a Europa, a Ásia e a África Central em 2000 a.C.

continua depois da publicidade