7 instrumentos musicais diferentes que você não conhecia; confira a lista

Existem milhares de instrumentos musicais espalhados pelo mundo. Alguns são "desconhecidos" por várias pessoas. Confira a lista.

A música é algo que nos arrebata. Independentemente de ser clássica ou contemporânea, nos encontramos sempre hipnotizados pelo poder da melodia e que nos causam diferentes sensações. Mas, para que ocorra a magia da música, é necessário que tenham instrumentos e partituras para execução das melodias.

continua depois da publicidade

Existem milhares de instrumentos. Alguns são originários de uma determinada região e outros são mais universais, tais como pianos, violões e outros. Que tal conhecermos instrumentos “diferentes”?

Fotoplayer

Se formos observar o Fotoplayer a partir de um conceito moderno, diríamos que a tentativa de seus desenvolvedores era fazer uma espécie de teclado eletrônico como os que existem atualmente. Pois ele parece um piano, mas integra uma série de instrumentos nele que, combinados, parecem uma banda completa.

continua depois da publicidade

Os teclados atualmente possuem sons de milhares de instrumentos juntos e com efeitos de som que dispensam uma banda. O Fotoplayer foi desenvolvido em 1912 e criado para atender a necessidade de trilhas sonoras dos filmes mudos.

Címbalo Húngaro

O som emitido pelo Címbalo Húngaro é muito relaxante. Trata-se de um instrumento tocado com baquetas e que emite o som por meio de uma caixa trapezoidal. Ele é formalizado pelo toque nas cordas de metal.

Esse instrumento é popular na Hungria e existem diversas produções musicais com o som dele, provavelmente você já deve ter ouvido, mas sem identificar qual instrumento estava reproduzindo.

continua depois da publicidade

Guitarra Pikasso

Trata-se de um instrumento bem diferente mesmo não só pelo nome, mas pela sua estrutura. O nome, embora escrito com a letra “K”, faz alusão ao grande pintor espanhol Pablo Picasso e inspirado em suas obras no estilo Cubismo.

O instrumento de cordas parece um violão que se fundiu com outros instrumentos e terminou com 4 braços. De acordo com seu criador, Manzer, foram preciso dois anos e mais de mil horas para ficar pronto.

Harpa laser

Se existe um instrumento contemporâneo e ultra moderno sem dúvidas é a harpa laser. É formado por raios laser que são ligados a um sintetizador, sampler ou em um computador.

continua depois da publicidade

À medida que o músico dedilha os lasers, o som vai sendo reproduzido no sistema. Um dos artistas mundiais que mais usam o instrumento é o francês Jean Michel Jarre.

Harmônica de vidro

Esse instrumento já merece atenção especial devido ao seu criador. Ninguém menos que Benjamin Franklin, o mesmo que inventou as lentes bifocais, para-raios e fez milhares de experimentos com eletricidade. A harmônica de vidro é bem diferente desde sua estrutura ao seu som.

O inventor se baseou no som que é feito quando dedos molhados se encostavam em taças de vidro. O instrumento possui uma série de vidros semi-esféricos que ficam presos a um eixo de rotação e a afinação é determinada de acordo com o tamanho de cada taça.

continua depois da publicidade

Teremim

Embora tenha sido inventado em 1919, o Teremim é bem moderno. O instrumento possui duas antenas de metal que são sensíveis ao detectar a posição das mãos do artistas. Isso indica que nem precisa de contato direto com o instrumento.

O volume e as frequências musicais são controlados pelo posicionamento das mãos. No Brasil, a banda Patu Fu fez uma gravação utilizando o instrumento na música “Eu”.

Khaen

É um instrumento muito rústico, porém, com um som atraente, desenvolvido na Ásia. É tocado através do sopro e consiste em pedaços de bambus em vários tamanhos com uma caixa oca no meio por onde se assopra e, deste modo, emite o som.