Lua de Sangue acontecerá ainda em novembro; entenda o fenômeno

Se você também se fascina com eclipses, aproveite para saber sobre o próximo eclipse lunar total em combinação com a Super Lua, que acontece daqui a alguns dias.

O mês de novembro terá diversas observações interessantes no céu, sendo que a famosa “Lua de Sangue” é uma delas. O fenômeno é a combinação de um eclipse lunar total, que é quando existe um alinhamento perfeito entre a Terra, o Sol e a Lua, com a Super Lua, que é o nome dado à aproximação mais perto possível do satélite em relação ao nosso planeta.

continua depois da publicidade

A coloração avermelhada da Lua, que rendeu o apelido sangrento, tem a ver, na verdade, com a umbra, que é a sombra da Terra. Quando essa sombra é projetada sobre a superfície lunar, acaba ficando avermelhada por causa da refração atmosférica.

Na próxima segunda-feira, 7 de novembro, e também na terça-feira, 8, a Lua de Sangue poderá ser observada em diversos pontos do planeta Terra, sendo que os mais favoráveis são a costa oeste da América do Norte, a Austrália e o sudeste da Ásia.

continua depois da publicidade

Para melhorar, a próxima Lua de Sangue terá uma duração longa, de 84 minutos, conforme as previsões divulgadas pelo site Timeanddate.com. A duração do fenômeno será longa novamente apenas em 26 de junho de 2029, então é melhor tentar aproveitar agora.

Temporada de eclipse

Se você já ouviu a respeito da “temporada de eclipse”, talvez tenha algumas dúvidas sobre o acontecimento. Na verdade, é bem simples de entender: a cada seis meses (ou, mais precisamente, 173 dias), nosso satélite natural fica em um posicionamento perfeito para atravessar a eclíptica.

Chamamos de eclíptica o caminho aparente que o Sol percorre em nosso céu diurno e também o plano da órbita terrestre ao redor do Sol. Como esses eventos raramente coincidem, temos poucos eclipses solares e lunares.

continua depois da publicidade

Infelizmente, a próxima Lua de Sangue não poderá ser facilmente observada em território brasileiro. A região do Acre e que faz divisa com o Peru é uma das poucas que, a partir das 5h do dia 8 de novembro, poderá observar o fenômeno.