Qual é a maior aranha do mundo? Descubra aqui

Digna de ser protagonista dos piores pesadelos de muita gente, a aranha-comedora-de-pássaros faz juz ao nome e vai causar arrepios.

A Theraphosa Blondi possui dois nomes populares comuns para demonstrar seu poder: aranha-golias e aranha-comedora-de-pássaros. De primeira, já matamos sua curiosidade sobre a veracidade do apelido, pois ela realmente é capaz de comer aves, principalmente filhotes, ainda que esse não seja seu lanche favorito.

continua depois da publicidade

Habitando, principalmente, as florestas tropicais do Brasil, Guiana, Venezuela e Suriname, a Blondi pode chegar a medir 30 centímetros (o diâmetro de uma pizza média) e pesar 200 gramas (o equivalente a um filhote de cachorro).

Essas gigantes costumam morar em buracos no solo, perto de igarapés. Geralmente caçam à noite, preferindo se alimentar de insetos, rãs e minhocas, mas são capazes de comer répteis, anfíbios e pequenos roedores (além dos passarinhos, que raramente pegam).

continua depois da publicidade

Como elas são os aracnídeos mais pesados do mundo, também são os únicas que fazem barulho ao andar. Além disso, emitem um som áspero e agudo para espantar possíveis predadores.

O tamanho realmente assusta, mas não é preciso se desesperar, já que ela não oferece risco grave aos seres humanos. Em nós, a peçonha da aranha-golias apenas causa náuseas, transpiração excessiva e dor local devido à penetração de suas presas de até três centímetros.

Caso esteja viajando e aviste uma dessas comedoras de pássaros, mesmo sabendo sobre os poucos efeitos do veneno, evite manipular. Isso porque ela possui um comportamento muito agressivo e também é capaz de lançar pelos extremamente urticantes que irritam muito a pele e as vias respiratórias.

continua depois da publicidade

Infelizmente, nem tudo é poder para essa gigante amazônica. Ela é bastante ameaçada pela perda de habitat, principalmente através dos desmatamentos que vêm aumentando muito ao longo dos últimos anos. Além disso, o tráfico ilegal desses animais também colabora para a diminuição da população.