Confira 6 flores que são comestíveis e podem ser incluídas em receitas

Cada uma dessas seis flores tem um sabor específico, sendo apropriada para determinados pratos. Confira.

As flores comestíveis começaram a ser consumidas ainda na Idade Média. De lá par cá, elas continuam a trazer beleza aos pratos e dar um sabor especial às receitas. Cada uma delas tem um sabor específico, sendo apropriada para determinados pratos.

continua depois da publicidade

A seguir, conheça 6 flores comestíveis e que podem, portanto, ser incluídas em receitas.

1. Capuchinha

Uma das flores comestíveis que podem ser incluídas em receitas é a capuchinha. Conhecida também como papagaio e flor-de-sangue, essa flor apresenta um sabor levemente apimentado, semelhante ao do agrião e rabanete. A capuchinha pode ser incluída em saladas, pratos frios e usadas para aromatizar vinagres.

continua depois da publicidade

2. Dente-de-leão

Originária da Ásia Central, dente-de-leão é uma flor comestível que apresenta um sabor adocicado, que lembra o mel. Ela é uma ótima opção para ser utilizada em refogados, geleias, sobremesas, panquecas e saladas.

3. Lavanda

Muito conhecida por suas propriedades medicinais, a lavanda é mais uma flor que pode ser incluída em receitas. Com um sabor marcante e toque cítrico, a lavanda pode ser usada em sobremesas, principalmente aquelas com um sabor mais ácido, como um cheesecake, por exemplo.

4. Amor-perfeito

Amor-perfeito possui um sabor suave e levemente adocicado. Ela pode ser utilizada na preparação de bebidas, bolos, tortas, saladas, sobremesas e até mesmo sopas.

continua depois da publicidade

5. Violeta

Outra flor comestível é a violeta. Originária do Oriente Médio, essa flor apresenta um sabor levemente adocicado, sendo um excelente ingrediente na preparação de sobremesas.

6. Flor-de-abóbora

A flor-de-abóbora é uma das flores comestíveis mais populares. Ela pode ser utilizada na preparação de diversas receitas, como risoto e suflês. A flor-de-abóbora pode ser ingerida frita, refogada e/ou até mesmo crua.

Agora que você já conhece algumas das flores comestíveis, é só começar a usar em suas receitas. Só preste atenção na hora de comprá-las. É preciso se certificar de que elas realmente são comestíveis, pois, caso não sejam, elas podem possuir substâncias tóxicas aos humanos.

continua depois da publicidade

Além disso, dê preferência às flores comestíveis orgânicas, ou seja, às que não são tratadas com produtos químicos e pesticidas.