Confira 12 dos menores animais que existem no mundo

As espécies de animal possuem características próprias e singulares. Aqui, você vai conhecer aquelas que chamam a atenção pelo seu tamanho pequenino.

Não há como negar que o reino é bastante diverso. Ao analisarmos as espécies, logo notamos que cada uma delas possui características próprias, singulares, que as fazem única.

continua depois da publicidade

Essa diversidade de espécies acaba estimulando os apaixonados pela natureza a pesquisarem por curiosidades sobre o reino animal como, por exemplo, qual é o menor animal que existe no mundo.

Qual é o menor animal que existe no mundo? Onde ele vive?

Como dito anteriormente, o reino animal é bastante diverso. Por isso, os animais são divididos em categorias para facilitar o estudo sobre eles. Entre as classificações existentes, estão os vertebrados e os invertebrados, ou seja, os animais que possuem coluna vertebral e os que não possuem, respectivamente.

continua depois da publicidade

Diante disso, há uma certa dificuldade em determinar qual o menor animal do mundo entre os existentes. Por esse motivo, vamos destacar aqui o menor animal do mundo que faz parte do grupo dos vertebrados que mamam, os mamíferos.

Assim, o menor mamífero do mundo é o musaranho-pigmeu. O máximo que ele pode chegar é de 52 milímetros de comprimento e uma cauda de 30 milímetros. Consegue imaginar como deve ser a vida desse pequenino no mundo selvagem? Com certeza deve ser uma aventura diária.

O musaranho-pigmeu é encontrado nas florestas, vales e campos da Europa Mediterrânea e África, e adora lugares úmidos. No entanto, ele fica especificamente atrás de pedras, dentro de tocas ou debaixo de raízes das árvores, tudo isso para se proteger dos predadores.

continua depois da publicidade

Mas, apesar de ser minúsculo, o que o faz ser completamente indefeso, o musaranho-pigmeu tem uma tática de sobrevivência, que é a capacidade de expelir um cheiro forte ao ser ameaçado. Com isso, nenhum dos seus predadores consegue permanecer próximo a ele, após sentir o cheiro.

Além disso, mesmo sendo pequeno, seu comportamento é agressivo e ele costuma ter muita coragem, principalmente quando a sai à noite para caçar. É o terror dos insetos, vermes, larvas e aranhas.

Uma curiosidade do musaranho-pigmeu é que ele é capaz de comer de uma só vez uma quantidade maior que o seu peso. Isso porque ele não consegue se manter vivo ao ficar sem comer por mais de 10 horas.

continua depois da publicidade

Os 12 dos menores animais que existem no mundo

Chegou a hora de você conferir a lista com os 12 dos menores animais que existem no mundo. O musaranho-pigmeu pode ser o menor mamífero, mas há outras classes de animais que também possuem representantes tão peculiares quanto. Confira:

  1. Camaleão Brookesia micra;
  2. Colibri-abelha-cubano;
  3. Sapo-pulga;
  4. Tartaruga de Padloper;
  5. Vaca Vechur;
  6. Tubarão-branco-anão;
  7. Antílope-real;
  8. Cabra pigmeia;
  9. Preguiça Dwarf;
  10. Tatu-fada-rosa;
  11. Cavalo-marinho pigmeu;
  12. Morcego de Bumblebee.