Afinal de contas, a Lua tem algum tipo de cheiro? Descubra aqui

As missões Apollo trouxeram uma resposta para essa pergunta, mas ela não é muito agradável…

Se você é do tipo que se pega imaginando como o Universo surgiu, como são os outros planetas e como deve ser viajar pelo espaço, talvez já tenha se perguntado a respeito das visitas do homem à Lua: será que o nosso satélite natural tem algum tipo de odor específico?

continua depois da publicidade

A resposta para essa pergunta é: sim, a Lua tem seu próprio cheiro. O aroma do satélite natural da Terra talvez não seja o que você imagina, mas, depois que explicamos o motivo desse odor típico, tudo faz sentido.

Para saber qual é o cheiro da Lua, diversos astronautas que estiveram na Lua, através das missões Apollo, prestaram atenção no fator cheiro e, bem, o que se relata não é algo muito agradável: a Lua tem cheiro de pólvora queimada.

continua depois da publicidade

Como assim?

A informação foi dada por astronautas como Gene Cernan, que participou da missão Apollo 17 e completou: “Cheira como se alguém tivesse disparado uma espingarda aqui dentro”. O mesmo foi dito por Buzz Aldrin, astronauta da missão Apollo 11, que cheirou seu traje depois de passear pela Lua.

Segundo Aldrin, a poeira contida em sua roupa tinha um cheiro parecido com “carvão queimado ou cinzas de uma chaminé, sobretudo se você derramar um pouco de água sobre ela”. Charlie Duke, que pilotou a Apollo 16, foi ainda mais audacioso e, além de cheirar a poeira lunar, experimentou também: “Tem gosto e cheio de pólvora. É um cheiro muito forte”, definiu.

Para que não restem dúvidas: é óbvio que os astronautas não tiravam seus trajes especiais para sentir o cheiro da Lua enquanto estavam fora da nave. O que eles faziam, na verdade, era sentir o cheiro da poeira que ficava nos trajes, mas só depois que eles eram retirados.

continua depois da publicidade

Esse material, chamado de regolito, tem cheiro de pólvora porque a Lua, como explicou o engenheiro químico e astronauta Donald Pettit, “é como um deserto de 4 bilhões de anos, é incrivelmente seca.

Quando a poeira lunar entra em contato com o ar úmido no módulo lunar, você tem o efeito ‘chuva no deserto’ — e alguns cheiros”. Ou seja: é possível que a poeira lunar não tenha cheiro específico, mas que passe a apresentar esse odor de pólvora quando entra em contato com o ar e a umidade.

E aí, o que você achou dessa informação? Já imaginava que a Lua teria cheiro de pólvora?

continua depois da publicidade