3 sinais de que você não administra bem o seu dinheiro

Confira alguns sinais que você deve saber identificar para planejar e controlar seus gastos e, consequentemente, melhorar suas finanças.

Muitos de nós nos encontramos em algum momento de nossas com bloqueios quando se trata de tomar decisões financeiras ou econômicas. Esses bloqueios nos fazem sofrer, gerando situações de estresse ou ansiedade, além de uma situação econômica ruim e um sentimento de culpa permanente.

continua depois da publicidade

Embora a princípio possa parecer um pouco estranho, devemos entender que o dinheiro é uma parte fundamental da vida, por isso devemos cuidar de como lidamos com ele, bem como da influência que exerce sobre nós.

Dependência, reclamações constantes sobre algumas finanças e a busca pela felicidade por meio de ganhos podem ser alguns sinais de que você precisa melhorar sua percepção sobre o dinheiro. Veja outros indicativos a seguir.

continua depois da publicidade

3 sinais que você não tem uma relação saudável com o dinheiro

1. Você faz compras por impulso

Quando há compras de produtos que não são tão necessários e você os compra sem pensar muito, é comum que haja um desequilíbrio no orçamento que você tem para cobrir suas despesas. Isso pode gerar muitos conflitos, dívidas e até desconforto emocional.

Em suma, além de comprar por impulso, o excesso de dívidas também causa vários prejuízos. Isso costuma acontecer com lanches que você gosta muito, café, roupas, maquiagem extra e outros tipos de estabelecimentos nos quais você compra produtos e serviços com frequência.

2. Você tem problemas para pagar despesas fixas

Todos nós temos despesas que não devemos deixar de pagar, como telefone, água, luz, internet e outros serviços essenciais para viver e cumprir diversas tarefas.

continua depois da publicidade

Essas despesas nunca devem deixar de serem pagas e devem ser muito bem calculadas para que nunca haja falhas ou dívidas injustificadas.

3. Você não tem objetivos, planejamento ou controle dos gastos

É um dos erros mais frequentes e é realmente muito básico. Você só precisa saber exatamente quanto dinheiro ganha por mês, conhecer suas despesas fixas e saber quanto gasta em outras coisas. Assim ficará mais fácil montar um plano e conseguir economizar.

Ademais, isso também reflete na busca por renda extra. Aumentar a renda é o objetivo de muitos, mas é difícil se você não possui uma organização. Conhecer sua renda facilitará a criação de um plano para multiplicar seu dinheiro.

continua depois da publicidade