Confira 5 materiais que podem sim ser reciclados

Apesar da reciclagem ser uma prática cada vez mais comum, poucas pessoas a adotam, muitas vezes por não saber identificar quais materiais são recicláveis.

A reciclagem é uma atividade de grande importância para a conservação do meio ambiente, que nos proporciona uma série de benefícios.

continua depois da publicidade

As principais vantagens são a conservação dos recursos naturais e a redução da super exploração de matérias-primas. Além disso, a prática ainda contribui para a economia de energia, pois os produtos reciclados dispensam várias etapas essenciais no processo de fabricação.

Em outras palavras, é necessária muito mais energia para extrair, refinar, transportar e processar matérias-primas do que para transformar materiais reciclados já disponíveis.

continua depois da publicidade

No entanto, muitas pessoas ainda não sabem quais materiais podem ser reciclados, por isso selecionamos os principais a seguir:

1. Garrafas PET

As garrafas plásticas são um dos resíduos mais gerados dentro e fora de casa devido à infinidade de produtos que as utilizam. No entanto, o material PET pode levar centenas de anos para se decompor naturalmente, por isso sua reciclagem é essencial.

2. Vidro

O vidro, especialmente em recipientes ou embalagens, pode ser 100% reciclado por meio de um processo de fundição que permite que ele, como o alumínio, assuma outra forma.

continua depois da publicidade

3. Latas

A boa notícia sobre as latas é que elas são feitas de alumínio, um material que pode ser reciclado inúmeras vezes. Além disso, uma vantagem do alumínio é que ele é fundido em outra forma ou usado como matéria-prima na fabricação de novas latas.

Você pode imaginar quanta energia e material seriam economizados se cada pessoa reciclasse suas latas? Além disso, você mesmo pode reutilizar esse produto em casa, como porta-lápis, potes, bases de velas, porta-talheres ou decoração.

4. Papel e papelão

O papel e o papelão fazem parte dos materiais recicláveis, pois, ao chegarem às estações de tratamento, suas fibras são extraídas e todos os materiais que não são papel ou papelão são eliminados.

continua depois da publicidade

Durante esse processo, ambos os materiais passam por uma fase de centrifugação e eliminação da tinta que é impressa ou escrita neles. Por fim, esses materiais recicláveis ​​são branqueados e reaproveitados.

5. Tecidos

Os têxteis também são materiais recicláveis ​​(assim como reutilizáveis). No entanto, para reciclar adequadamente os tecidos, eles devem primeiro ser separados de acordo com o material de que são feitos.

No caso dos tecidos de algodão, o primeiro passo para a reciclagem é sua classificação por tipo e cor. Após essa separação, os tecidos são depositados em máquinas encarregadas de separar suas fibras e obter novos fios.

continua depois da publicidade

Por fim, estes se tornam matéria-prima para grande parte das roupas recicladas que encontramos hoje em nossas lojas favoritas.