Ciência explica: 5 razões para todos começarem a fazer xixi sentados

Tradicionalmente, as mulheres sempre urinam sentadas, enquanto os homens sempre fazem xixi em pé. Saiba porque a ciência diz para os homens mudarem isso.

Um estudo publicado pelo Departamento de Urologia da Universidade de Leiden, na Holanda, mostrou os benefícios que os homens têm ao urinar sentados.

continua depois da publicidade

Os pesquisadores analisaram 11 estudos comparando os efeitos de sentar e ficar em pé em três parâmetros: pico de fluxo, tempo de micção (o tempo que leva para urinar) e volume residual pós-miccional (a quantidade de urina deixada na bexiga).

Nesse sentido, os resultados mostraram que para homens saudáveis ​​não há grande diferença entre a escolha de uma posição ou outra. No entanto, aqueles com problemas do trato urinário inferior podem ser mais capazes de esvaziar a bexiga urinando sentados.

continua depois da publicidade

Desse modo, o estudo concluiu que é mais adequado e indicado urinar sentado, pois essa posição tem perfil urodinâmico, ou seja, é mais fácil urinar. Além disso, outros benefícios foram destacados:

1. É mais higiênico

Evita o irritante hábito de deixar vestígios de sua passagem pelo vaso na forma de respingos e maus odores.

2. É mais saudável

É bom para a saúde, pois sentar ajuda a relaxar e moderar o fluxo de urina, evitando tensionar desnecessariamente os músculos da bexiga.

continua depois da publicidade

3. Ajuda a evitar problemas de próstata

Ao urinar sentada, uma pessoa ficará mais confortável e relaxada, esvaziará melhor a bexiga e correrá menos risco de desenvolver inflamações e outros problemas relacionados à próstata.

4. Melhora a vida sexual

Segundo os médicos, os homens devem urinar sentados, pois melhora a saúde sexual por ter uma próstata mais relaxada.

5. Melhora a função do trato urinário inferior

A posição de colocar as nádegas no vaso sanitário ao urinar, da mesma forma que você defeca, ajuda a determinar se há problemas urodinâmicos e até mesmo para que homens com problemas no trato urinário inferior possam urinar com fluidez.

continua depois da publicidade