Estes 5 sinais mostram se você está sendo manipulado pela pessoa

Entender a forma como os manipuladores agem é fundamental.

Sempre que nos relacionamos com alguém, seja um amigo, colega de trabalho ou familiar, tanto faz, corremos o risco de viver experiências negativas e tóxicas. Um dos sinais de alerta nesse sentido envolve a manipulação.

continua depois da publicidade

Essa característica se faz presente em diversos tipos de pessoas e por muitos motivos. De qualquer forma, é interessante conseguir detectar os sinais clássicos de que estamos sendo manipulados para, a partir disso, conseguirmos pular fora ou estabelecer novos limites para a relação.

Veja, a seguir, alguns indícios de que uma pessoa do seu convívio pode ser manipuladora:

continua depois da publicidade

Ela age de forma bastante egoísta

Os manipuladores tendem a ser pessoas mais narcisistas, ou seja, que só pensam no próprio benefício e usam os outros indivíduos para conseguirem o que querem.

A pessoa que sempre se coloca no centro das atenções e que transforma qualquer acontecimento em algo a respeito de si mesma, por exemplo, possivelmente é manipuladora também.

Faz discurso vitimista

É claro que todos nós temos queixas, mas a pessoa que se coloca sempre no papel de vítima tende a ser manipuladora, afinal a vitimização e a manipulação estão diretamente ligadas uma à outra.

continua depois da publicidade

Faz você sentir culpa

Pegando carona no vitimismo, o manipulador é perito em fazer com que as outras pessoas se sintam culpadas, mesmo quando nem têm relação com o acontecido.

Você vive com a sensação de “pisar em ovos”

Se, antes de falar com a pessoa, você já fica com uma certa angústia e se, durante a conversa, sente sempre a sensação de “pisar em ovos”, ou seja, se cuida extremamente do que fala e da forma como fala, isso pode ser também um indicativo de que a relação não é saudável.

Depois de um tempo convivendo com um manipulador, ficamos receosos em falar sobre qualquer coisa com ele, afinal ele sempre consegue inverter os raciocínios e transformar até as coisas mais comuns em verdadeiras tempestades.

continua depois da publicidade

Você é sempre interrompido

O manipulador não quer ouvir você ou saber a sua opinião, afinal ele só se importa consigo mesmo, lembra? Por isso, se você começa a falar a respeito de algum filme interessante que assistiu, por exemplo, o manipulador interrompe a sua fala e encerra o assunto sem nem ao menos tentar disfarçar.

Sempre que possível, reflita a respeito das suas relações mais próximas de amizade, trabalho, família e também no campo amoroso. Não aceite ficar em posições desconfortáveis para agradar ao outro. Se for difícil demais sair de uma relação tóxica, busque ajuda psicológica.