Gatos conseguem memorizar nomes de amigos, afirma novo estudo

Pesquisa feita no Japão descobriu que gatos podem ter a capacidade de aprender e reconhecer os nomes de outros felinos com quem vivem.

Um estudo recente, conduzido por pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, descobriu que os gatos podem identificar outros felinos por seus nomes e rostos quando vivem na mesma casa.

continua depois da publicidade

Os pesquisadores dizem que as descobertas, publicadas na revista científica Scientific Reports, sugerem que os gatos também podem saber os nomes de seus tutores.

Experimento com gatos

O estudo examinou 48 gatos que viviam em casas com pelo menos três outros gatos ou eram de “cafés de gatos”, onde coabitavam com muitos outros felinos.

continua depois da publicidade

Para testar o reconhecimento do nome, os pesquisadores mostraram a cada gato um monitor de computador exibindo o rosto de um gato familiar e uma gravação de áudio de seu tutor chamando o nome real dos felinos exibidos ou um nome que não correspondia ao pet na tela.

Quando ouviam nomes que não correspondiam ao indivíduo mostrado, os gatos de lares com poucos felinos passavam mais tempo olhando para a tela, supostamente intrigados. Se o nome combinasse com o rosto, eles olhavam menos.

Reconhecimento de rostos humanos

Os pesquisadores tentaram um teste semelhante com rostos humanos em vez de gatos, mas esses resultados foram menos claros.

continua depois da publicidade

Eles descobriram, no entanto, que os gatos de famílias com mais humanos vivendo com eles mostraram mais hesitação quando o nome errado foi chamado. Acredita-se que isso ocorre porque esses pets ouvem as pessoas se chamando pelo nome com mais frequência.

Por fim, os autores acreditam que as novas descobertas podem ajudar ainda mais a provar a cognição linguística dos gatos.