Fotos do James Webb são transformadas em “sons”; escute

As fotos do James Webb foram transformadas em sons por meio de um processo chamado sonificação, com o apoio da comunidade científica, mas também de artistas e músicos.

No começo deste mês, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) divulgou as primeiras fotos do Telescópio Espacial James Webb de um planeta que está fora do Sistema Solar. No entanto, também foram criadas as versões sonoras dessas capturas.

continua depois da publicidade

Em resumo, o HIP 65426 B consiste em um exoplaneta gasoso, de modo que não possua uma superfície rochosa e nem possa ser habitado. Através de uma série de processos envolvidos na sonificação, cientistas e músicos transformaram as fotos do James Webb em sons.

Saiba mais a seguir:

continua depois da publicidade

Como escutar as fotos do James Webb?

O processo de sonificação das fotos do James Webb também contou com o apoio de membros da comunidade de cegos, e pessoas com deficiência visuais. Ainda que as faixas de som não sejam necessariamente barulhos do espaço, foi buscado a maior semelhança possível.

Neste sentido, o resultado foram composições musicais criadas por Matt Ruso, músico e professor de Física na Universidade de Toronto, no Canadá. O produto desse experimento criou peças abstratas para representar os detalhes mapeados nas fotos do James Webb, desde os mínimos detalhes.

O objetivo dessa iniciativa foi tornar as imagens e dados do telescópio compreensíveis por meio do som, estimulando que os ouvintes criem as suas imagens mentais.

continua depois da publicidade

Portanto, funcionaria como uma espécie de meditação guiada, em que detalhes como textura, cores e profundidade são criados através da audição.

Para uniformizar as sonorizações, foi utilizado um sistema de leitura da imagem da esquerda para direita. Além disso, quanto mais brilhante é a luz vertical, mais alto o som se torna. É possível conferir os resultados na