Dugongo, ou peixe-sereia, é declarado extinto pelos cientistas

Sua extinção foi declarada como funcional uma vez que não se tem relatos de presenças de peixe-boi marinhos desde 2008.

O dugongo, com nome científico Dugong Dugon, foi declarado funcionalmente extinto, conforme a Academia Chinesa de Ciências junto à Sociedade Zoológica de Londres.

continua depois da publicidade

O dugongo é uma espécie de peixe-boi, também chamado de vaca-marinha. Se alimentam de vegetação marinha, sendo encontrados em regiões costeiras dos Oceanos Índico e Pacífico.

A sua extinção é declarada como funcional, ou seja, quando tem seu número reduzido a tal ponto que não desempenha um papel significativo na natureza.

continua depois da publicidade

Foi a partir da década de 1970 que o número de famílias dessa espécie de peixe-boi marinha começou a decrescer, por conta da ação direta do homem nos mares. Os ataques de navios pesqueiros e a destruição de seu habitat foram as causas para a extinção funcional da raça.

A destruição do habitat dos dugongos são fatais: eles são animais que precisam de uma dieta de ervas marinhas. Apesar de terem sido classificados como animais protegidos de chave nacional grau 1 pelo Conselho de Estado da China em 1988, isso não impediu que seu lar fosse completamente destruído pelo ser humano.

Sua extinção foi declarada como funcional uma vez que não se tem relatos de presenças de peixe-boi marinhos desde 2008, considerada então a “primeira extinção funcional de um grande mamífero nas águas costeiras da China”, segundo o relatório.

continua depois da publicidade

Outro grande motivo para o fim da espécie do dugongo é a poluição marinha. Como dito anteriormente, eles são animais que contam com uma alimentação restrita a algas marinhas que, por conta da ação do homem, se tornam tóxicas para os animais.

Mesmo que esforços estejam sendo realizados para restaurar e recuperar as gramas marinhas, trazendo de volta um habitat seguro para a espécie, ainda pode ser tarde demais.

Isso porque a restauração completa pode levar muito tempo. Tempo esse que os dugongos provavelmente não possuem mais.

continua depois da publicidade