5 profissões incríveis que fizeram história e já não existem mais

A evolução da tecnologia extinguiu uma série de profissões curiosas, sabia? Conheça algumas delas.

Se o seu tataravô soubesse que, um dia, as pessoas seriam contratadas para fazer publis nas redes sociais, ele possivelmente ficaria sem entender o conceito, mesmo que tentássemos explicar. Da mesma forma, seria estranho para ele imaginar que algumas profissões simplesmente deixariam de existir com o passar do tempo e os avanços da tecnologia.

continua depois da publicidade

Veja, a seguir, quais empregos curiosos já existiram um dia e hoje fazem apenas parte da História:

Despertador humano

Acordar na hora certa não era fácil em um mundo sem celulares e relógios despertadores. Por isso, a função do “despertador humano” era muito importante até o século 19, quando o primeiro alarme mecânico foi inventado.

continua depois da publicidade

Até lá, algumas pessoas contavam com os serviços de profissionais que saíam pelas ruas, com alguns dispositivos compridos o suficiente para bater nas janelas das casas, e acordar os moradores.

Operador de quadro de distribuição

Em um passado não muito distante, na década de 1970, fazer ligações telefônicas demandava um certo empenho. Era preciso chamar uma estação de distribuição, que fazia a chamada telefônica para o seu contatinho.

Se você tiver interesse nesse assunto, recomendamos a série “As Telefonistas”, disponível na Netflix.

continua depois da publicidade

Vendedor de enciclopédia

Hoje o Google responde a qualquer dúvida que você possa ter, mas antigamente os trabalhos escolares eram feitos com a ajuda da boa e velha enciclopédia. Feita a partir de vários livros, separados por tema ou ordem alfabética, a enciclopédia se propunha a reunir definições variadas a respeito de muitos conteúdos importantes.

Era comum que os vendedores desses livros batessem à porta das pessoas, oferecendo o produto revolucionário.

Garotas do cigarro

Essas jovens trabalhavam geralmente em bares e clubes, nos anos de 1920. Elas usavam um chapéu enorme e uma espécie de bandeja, que ficava ao redor do pescoço, para oferecer uma seleção de cigarros e charutos aos frequentadores do local.

continua depois da publicidade

Toshers

Tosher era o nome de uma profissão ingrata, digamos assim, mas comum durante a Era Vitoriana, em Londres. As pessoas que trabalhavam como toshers tinham a função de entrar nos esgotos da cidade à procura de objetos de valor, como moedas e joias.

A entrada em tubulações de esgoto se tornou ilegal no país a partir de 1840.