Estes são os 3 erros mais comuns na hora de usar o liquidificador em casa

Ainda que esse eletrodoméstico seja extremamente popular, muitas pessoas cometem erros na hora de utilizá-lo.

O liquidificador é um daqueles eletrodomésticos quase mágicos e que facilita a nossa vida em diversos preparos, incluindo sucos, bolos, molhos e vitaminas. Ainda que ele pareça simples, e de fato seja, especialmente no preparo de receitas mais tranquilas, como os sucos, alguns erros durante o uso acabam diminuindo a vida útil do aparelho.

continua depois da publicidade

Para ajudar seu liquidificador a durar mais tempo, separamos algumas das coisas que você deve evitar fazer ao usar o eletrodoméstico. Confira:

Bater líquidos quentes

Algumas receitas de caldinhos e sopas pedem para que os ingredientes sejam batidos ainda quentes no liquidificador, certo? O problema é que, no caso dos copos de plástico, as altas temperaturas podem danificar o material e provocar rachaduras.

continua depois da publicidade

O ideal é nunca bater conteúdos que estejam acima dos 80 °C e, claro, aguardar que o líquido fique mais morninho antes de ligar o aparelho. Se por algum motivo você precisar bater alimentos em altas temperaturas frequentemente, o jeito é comprar um copo de vidro ou inox.

Sobrecarregar o liquidificador

Existem liquidificadores profissionais que têm uma potência bem mais alta e conseguem triturar alimentos mais densos ou em maior quantidade. Os aparelhos mais comuns, no entanto, precisam ser utilizados com cautela.

Na hora de triturar ingredientes para uma massa de bolo, por exemplo, despeje primeiro os produtos líquidos e só depois os secos. Se sentir que o liquidificador está “sofrendo” para bater tudo, divida o conteúdo em duas ou mais partes.

continua depois da publicidade

Amolar as lâminas do aparelho

Depois de um tempo, é normal que as lâminas do liquidificador percam um pouco o fio. Quando isso acontece, muitas pessoas levam o produto para amolar, mas isso é errado também, pois faz com que o liquidificador perca desempenho e tempo de vida útil.

Se as lâminas do seu liquidificador estiverem sem fio, uma forma de resolver o problema é triturar algumas pedras de gelo com a opção “pulsar”, comum no aparelho.

E aí, você já cometeu algum desses equívocos ao usar o eletrodoméstico? Lembre-se de que algumas lojas vendem as peças avulsas do produto, o que pode ajudar você a usar o mesmo liquidificador por mais tempo.

continua depois da publicidade