Afinal, é verdade que os gatos sempre caem em pé? Entenda

Algumas quedas podem sim ser mortais para os felinos. É importante estar atento e evitar que o animal se coloque em lugares muito altos.

Os bichanos são conhecidos pela extrema habilidade em escalar os mais variados obstáculos e por também sempre caírem de pé (ou de patinhas). Entretanto, a realidade é que os gatinhos nem sempre caem assim.

continua depois da publicidade

Eles precisam de tempo para poder virar o corpo, se posicionando melhor para o contato das patas com a superfície. Confira mais detalhes abaixo.

Todos os gatos realmente caem de pé?

A origem desse mito é muito antiga e está relacionada com outra teoria: a de que os felinos possuem sete vidas. Apesar dos gatos gostarem de saltar inúmeras barreiras e consigam cair ilesos de alturas consideráveis, ele não irá sempre cair em segurança, assim como também não possuem sete vidas.

continua depois da publicidade

Na realidade, os gatos necessitam de uma altura mínima para poder ter tempo de virar o corpo e usarem os membros para amortecer a queda. Trinta centímetros é mais do que suficiente para que os felinos arrumem a postura e evitem cair de lado, se machucando.

O segredo para essa rapidez e inteligência está contida no sistema vestibular dos bichanos. Esse sistema é responsável por controlar o equilíbrio do animal. Semelhante a como funciona em nosso sistema auditivo, o sistema vestibular contém um líquido que se movimenta, indicando a perca do centro gravitacional do bichano.

O alerta do sistema vestibular faz com que estímulos sejam enviados para todo o corpo do gatinho, que se prepara para a queda. Endireitando a coluna, esticando as patas traseiras e retraindo as dianteiras, os felinos aproveitam da flexibilidade para poder evitar cair de mal jeito.

continua depois da publicidade

Apesar disso, saltar de lugares muito altos, como janelas de prédios, podem sim serem quedas fatais para os gatos. Por isso, nunca permita que seu gatinho tenha acesso a janelas, balcões e varandas. Sempre instale redes de proteções para resguardar seu animalzinho. Sempre melhor prevenir do que remediar.