Por que lavar a carne antes de cozinhar pode ser um grande erro?

Fique atento para os riscos que essa prática muito comum pode acarretar para a saúde de toda a sua família.

Em muitas cozinhas do Brasil, é comum ver as pessoas lavando as carnes antes de temperá-las ou cozinhá-las. Provavelmente, essa atitude visa limpar o alimento de possíveis impurezas que teriam aderido a ele durante o processo de transporte e estocagem.

continua depois da publicidade

Porém, os resultados dessa prática podem ser muito prejudiciais e não alcançam os objetivos higiênicos do cozinheiro. Confira mais detalhes do motivo disso a seguir:

1. Por que lavar a carne antes de cozinhar pode ser um grande erro?

Pode parecer contra intuitivo, mas a água em contato com a carne não tem a capacidade de combater as bactérias, pelo contrário, pode até ajudar na sua proliferação.

continua depois da publicidade

Esse resultado indesejado ocorre porque a reprodução de bactérias se acelera quando elas estão num meio com água e proteína disponíveis.

Considerando que a carne possui esse último ingrediente em grande quantidade, não é difícil imaginar como a água, ao invés de matar os microorganismos, irá apenas espalhá-los por uma superfície ainda maior do que ocupavam anteriormente e ajudar na sua reprodução.

2. Diminuição dos nutrientes

As carnes possuem grandes quantidades de nutrientes — isso todo mundo sabe —, todavia esses nutrientes são solúveis em água.

continua depois da publicidade

Então, quando você lava esse tipo de alimento, ele está ficando mais pobre do ponto de vista nutritivo.

3. Contaminação de outras áreas

Quando bate-se água na carne é quase impossível que não espirre um pouco ao redor. O problema é que essas gotículas estarão contaminadas com bactérias da carne.

Dessa maneira, toda a região da pia poderá ser contaminada, com microorganismos atingindo, por exemplo, louças já lavadas ou saladas que estejam à espera de finalização.

continua depois da publicidade

Essa condição vale para todo e qualquer tipo de carne. Assim, para quem preocupa-se com higiene, o melhor caminho é manter as superfícies que entram em contato com os alimentos sempre limpos e evitar consumir carnes cruas.