Qual é a cidade considerada como a mais quente do mundo? Entenda

A ONU acredita que o reflorestamento será importante para reduzir as elevadas temperaturas registradas nas cidades.

Será que podemos sobreviver em uma cidade com temperatura acima de 60 ºC? Uma cidade que já registrou essa temperatura foi Dallol, localizada na Etiópia. A elevada temperatura acabou deixando o lugar sem nenhum morador. O clima muito quente tem forte influência do vulcão que também leva o nome da cidade.

continua depois da publicidade

No segundo semestre de 2021, a cidade do Kuwait, no Golfo Pérsico, registrou 53,5º C. A capital que leva o nome do país foi considerada na época a mais quente do mundo. O monitoramento da temperatura foi feito pelo Time and Date. Outra capital que também apresentou elevadas temperaturas na época foi Doha que fica no Qatar, com um clima que chegou a 50 ºC.

Em 2017, o local mais quente do planeta foi verificado de acordo com as temperaturas marcadas na época o Vale da Morte, na Califórnia, nos Estados Unidos. A Organização Mundial de Meteorologia registrou 57,8 ºC. Já em Lut, no Irã, chegou a apresentar temperaturas de até 70 ºC.

continua depois da publicidade

A elevação da temperatura só não foi tão percebida porque a região fica rodeada de lagos, o que acaba esfriando o ambiente.

Cidade mais quente do mundo

Essas cidades consideradas mais quentes e que registraram marcas mais elevadas em uma certa época podem apresentar variações a cada ano. Por isso, é tão difícil definir qual a cidade do mundo mais quente.

O dado mais recente foi do ano de 2021, na cidade do Kuwait, com mais de 2 milhões de habitantes. Já em 2017, foi o Vale da Morte onde registraram as temperaturas mais elevadas.

continua depois da publicidade

Em 1992, no país da Líbia, a cidade de Al ‘Aziziyah marcou 57,8°C, sendo a maior temperatura do planeta. Então, a maior temperatura registrada em uma cidade. Al ‘Aziziyah é a capital do distrito de Jafara, no noroeste da Líbia e tem mais de 20 mil habitantes.

As mudanças climáticas são causadas em grande parte pelo aquecimento global. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), para tentar evitar as elevadas temperaturas causadas ao longo dos anos por ações do homem, a alternativa é aumentar o número de árvores nas cidades. Ou seja, plantar cada vez mais árvores.

Os aumentos no número de carros, a destruição e queimada das matas, o aumento das construções, a pavimentação das ruas e avenidas, a poluição dos rios e oceanos são causadores das elevadas temperaturas registradas ao longo dos anos no mundo.

continua depois da publicidade

O monitoramento do clima vem sendo feito por centro e instituições especializadas, além das universidades.