Fenômeno “Lua dos Cervos” acontece neste mês de julho; entenda

Além desse fenômeno, julho ainda reserva outros eventos astronômicos. Veja quais são.

Para quem ama astronomia, julho está repleto de eventos astronômicos. O principal deles é o fenômeno “Buck Moon” ou Lua dos Cervos, em tradução livre, que será a terceira Superlua do ano.

continua depois da publicidade

No começo do mês, mais especificamente no dia 4, a Terra esteve posicionada em afélio, ponto da órbita em que há a maior distância possível do Sol. A Lua dos Cervos iniciou no último dia 6, quando entrou na fase de quarto-crescente.

O perigeu, fase em que a lua está mais próxima da Terra e que caracteriza a Superlua, acontecerá na próxima quarta-feira, 13 de julho, dia em que o fenômeno atinge seu ápice.

continua depois da publicidade

O fenômeno “Lua dos Cervos” foi assim batizado pela cultura nativo-americana dos Estados Unidos. O nome se refere ao ciclo de crescimento anual dos chifres dos cervos machos, que caem em janeiro ou fevereiro e atingem o ápice do crescimento em julho, para que possam estar totalmente formados durante a temporada de acasalamento, que começa em setembro e vai até dezembro.

Além da “Lua dos Cervos”, julho ainda terá outros eventos astronômicos. Um deles é a Delta Aquáridas Austrais, uma chuva de meteoros que poderá ser observada da última semana deste mês até meados de agosto.

Durante a ocorrência do fenômeno, será possível observar os rastros deixados pelos agrupamentos de cometas Marsden e Kracht. O evento poderá começar nesta semana, entre 12 e 14 de julho. O ápice será atingido nos dias 28 e 29. Moradores de todas as regiões do Brasil poderão observar o fenômeno.

continua depois da publicidade

Julho também terá eventos astronômicos para aqueles que possuem crenças relacionadas ao posicionamento dos astros. Planetas como Júpiter, Marte, Mercúrio, Saturno e Vênus terão conjunções lunares que poderão ser observadas no céu da manhã. Confira abaixo o calendário completo: divulgado pela Agência Espacial Americana (NASA):

  • Conjunção Saturno e Lua: 15 de julho;
  • Conjunção Júpiter e Lua: 18 de julho;
  • Conjunção Marte e Lua: 21 de julho;
  • Conjunção Vênus e Lua: 26 de julho;
  • Conjunção Mercúrio e Lua: 29 de julho.