Afinal de contas, como o pão de forma é fabricado? Entenda aqui

Até chegar a nossa mesa, o pão de forma passa por 10 etapas de fabricação. Conheça cada uma delas.

O pão de forma é caraterizado por possuir um formato quadrado, com uma massa leve e aerada envolta por uma casca macia. Ele é vendido geralmente em fatias e é usado no preparo de diversos pratos, desde simples sanduíches até tortas.

continua depois da publicidade

De acordo com historiadores, o pão de forma foi “inventando” pelo americano Otto Frederick Rohwedder. Ele criou uma máquina que cortava o pão em fatias iguais, em uma época em que o alimento só era vendido em peças inteiras.

Apesar de Rohwedder ter criado essa máquina em 1912, somente em 1928 as primeiras fatias de pão começaram a ser comercializadas. Dois anos depois, em 1930, a produção do pão de forma em escala mundial, fazendo um grande sucesso na época. No entanto, foi somente em 1960, que o alimento como conhecemos hoje, ficou popular.

continua depois da publicidade

Mas, você sabe como o pão de forma é fabricado? Não? Então confira, a seguir, o passo a passo da fabricação desse alimento que facilita o nosso dia a dia.

1. Mistura

O primeiro passo de fabricação do pão de forma é homogeneizar os ingredientes, misturando-os e iniciando o processo de sova da massa. Com isso, acontece ativação do glúten e a massa adquire propriedades elásticas.

2. Fermentação

Feita pelo fermento biológico (leveduras), a fermentação é o processo pelo qual as leveduras consomem os açúcares presentes na massa, liberando gás carbônico. Essa etapa dura cerca de 3 horas, sendo interrompida por 1 a 2 sovas.

continua depois da publicidade

3. Divisão

Nessa etapa, ocorre o porcionamento da massa em unidades, podendo ser feito de forma manual ou por uma máquina. As porções devem ter tamanhos uniformes para o melhor aproveitamento da massa.

4. Boleamento

Nesse passo de fabricação, a massa do pão de forma ganha formato de bola, que elimina a pegajosidade da superfície, deixando-a lisa e homogênea.

Essa etapa facilita o processo de moldagem da massa.

continua depois da publicidade

5. Fermentação secundária

Nessa fermentação, a massa ganha de volta a sua extensibilidade perdida durante a manipulação nos processos de divisão e boleamento. Ela é feita na câmara de fermentação com temperatura controlada.

6. Moldagem

A etapa de moldagem tem o objetivo de melhorar a textura e a estrutura da célula do pão, e, ainda, a forma apropriada do produto.

7. Fermentação final

Nessa etapa, a massa descansa para recuperar o volume antes de ser assada. Essa fermentação é também feita em câmara de fermentação.

continua depois da publicidade

8. Cozimento

É a etapa de assar a massa e, enfim, transformá-la em pão. Nessa etapa ocorre a formação da crosta e o desenvolvimento do aroma e sabor do pão.

9. Resfriamento

Antes de fatiar o pão de forma e embalá-lo, é necessário que o pão seja resfriado para a temperatura ambiente. Quando fatiado ainda quente, o pão fica deformado e, se embalado quente, tende a provocar a proliferação de fungos e bactérias, por conta da formação de vapor e umidade.

Além disso, o pão perde as características de sabor, textura e aroma.

10. Corte em fatias e embalagem

Nessa última etapa da fabricação do pão de forma, o alimento é fatiado por lâminas ou correias cortantes. Ele pode ser embalado manualmente ou por máquinas de embalagem de alta velocidade.