Estes 5 brinquedos eram perigosos e acabaram sendo proibidos no mundo

Veja, a seguir, quais produtos feitos para o público infantil se mostraram, na verdade, uma fonte de perigo.

Se nossos avós tinham poucos brinquedos e, muitas vezes, precisavam inventar gambiarras com as quais brincar quando eram crianças, os pequenos de hoje em dia contam com um mar de possibilidades e é até difícil passar por alguma região de comércio sem se deparar com lojas de brinquedos.

continua depois da publicidade

Entre a escassez absoluta e uma oferta infinita de produtos, há sempre aqueles itens que nunca deveriam ter sido projetados e, muito menos, comercializados. A seguir, veja alguns brinquedos que foram proibidos porque colocavam em risco a integridade física das crianças:

Pulseirinhas de pressão

Quem viveu a infância nos anos de 1990 certamente se lembra daquelas pulseiras, que pareciam uma régua pequena, e eram presas ao braço com um mecanismo de pressão.

continua depois da publicidade

O item acabou se mostrando um verdadeiro perigo porque, como era feito de metal, acabava cortando o punho de algumas pessoas.

Buckyballs

Originalmente, o apetrecho era um enfeite de mesa que servia também como um objeto antiestresse. O problema é que os ímãs em formato de bolinhas foram engolidos por várias crianças e o pior: as bolinhas grudavam umas nas outras dentro do intestino dos pequenos, impossibilitando a saída natural, através das fezes.

Muitas crianças tiveram que ser submetidas a procedimentos cirúrgicos por causa do produto.

continua depois da publicidade

Forninhos Easy-Bake

Crianças adoram brincar de cozinhar, por isso os forninhos Easy-Bake fizeram muito sucesso quando foram lançados, afinal eles permitiam que as crianças fizessem biscoitos de verdade.

O problema é que a marca foi obrigada a retirar o produto das prateleiras depois que 250 acidentes com o brinquedo foram registrados — uma das crianças machucadas chegou a ter um dedo amputado.

Foguete da Sin Master

O brinquedo fez sucesso nos anos de 1990, quando a Sin Master desenvolveu um foguete que funcionava à base de água e decolava de verdade.

continua depois da publicidade

O brinquedo acabou sendo proibido depois que 37 crianças se machucaram com o sistema de pressão do foguete.

Canetas a laser

As ponteiras a laser ficaram famosas nos anos 2000, mas o brinquedo, aparentemente inofensivo, atrapalhou diversos voos — no Brasil, foram pelo menos 250 registros. O laser verde é tão potente que alcança aviões que estejam a até 400 metros de altura.

Lembre-se sempre, quando for comprar algum presente para uma criança, de checar se o produto tem certificação do Inmetro e também de ver se ele é indicado para a faixa etária da criança.

continua depois da publicidade