Ainda com medo de usar a panela de pressão? Veja dicas de manuseio

Confira aqui algumas dicas de segurança para conseguir utilizar essa maravilha da cozinha de maneira mais eficiente.

Praticamente todas as cozinhas do Brasil possuem este item maravilhoso: a panela de pressão. E isso tem uma explicação muito simples: quando cozinhamos na panela de pressão, a comida pode ficar pronta muito mais rápido.

continua depois da publicidade

Essa velocidade decorre do fato de que, com o aumento da pressão dentro da panela (que pode chegar a duas atmosferas), a água do cozimento pode chegar a impressionantes 120 ºC. Portanto, com uma temperatura mais elevada, sem dúvida, o alimento irá ficar pronto mais rápido.

Apesar dessa vantagem, muitas pessoas ainda têm medo de utilizar essa ferramenta. Então, para diminuir essa insegurança, separamos algumas dicas interessantes que podem te ajudar a se sentir mais apto a utilizar a panela de pressão sem medo:

continua depois da publicidade

1. Não encha demais

A maioria das panelas novas possui uma marcação sobre o volume máximo suportado. Caso não seja o caso da sua, evite colocar água acima dos ⅔ da capacidade.

2. Verifique a borracha de vedação

Para um bom cozimento é essencial que a panela esteja bem vedada, senão ela pode não atingir a pressão ideal.

3. Não abra a panela ainda com pressão

O mais recomendado é aguardar a sua panela esfriar naturalmente até perder a pressão e você conseguir abri-la sem dificuldade.

continua depois da publicidade

4. Fique atento aos sinais de desgaste

Caso perceba ressecamento ou danos na válvula ou no pino de segurança, somente utilize a panela após a devida troca das peças.

6. Não perca a noção da hora

Siga atentamente o tempo recomendado para cada receita, porque caso o utensílio fique muito tempo no fogo, a água de dentro pode acabar e isso pode ser muito perigoso para o usuário.

Uma última dica (e, provavelmente, a melhor) é sempre, antes do primeiro uso, ler o manual de instruções de sua panela. Também deve-se recorrer a ele sempre que tiver uma dúvida quanto ao uso ou sobre a troca das peças.

continua depois da publicidade