Maior cometa até então foi descoberto por brasileiro, confirma NASA

Veja qual é o tamanho desse gigante dos céus e como ele foi descoberto por um cidadão do Brasil.

Poucas pessoas sabem, mas para ser considerado um cometa o objeto deve fazer parte do nosso Sistema Solar e, por sinal, é o menor corpo celeste dentro desse. Sua composição é geralmente dividida em núcleo, cabeleira ou coma e cauda.

continua depois da publicidade

Agora que você já sabe o que é esse objeto, podemos contar que o cometa C/2014 UN271 — que foi detectado através de imagens obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble — seria o corpo celeste com o maior tamanho já registrado pela humanidade, de acordo com declaração prestada pela NASA.

Confira a seguir algumas curiosidades sobre esse monstro:

continua depois da publicidade

Nome brasileiro

O C/2014 UN271 também pode ser chamado pelo carinhoso nome de Bernardinelli-Bernstein, porque esses são os sobrenomes dos dois pesquisadores da Universidade da Pensilvânia que conseguiram fotografar o objeto.

Um desses pesquisadores é o astrônomo brasileiro Pedro Bernardinelli, formado em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo e com doutorado pela universidade na qual realizou essa descoberta.

Realmente grande

Estima-se que o núcleo do Bernardinelli-Bernstein possua 140 km de largura e apresente uma massa de 500 trilhões de toneladas, aproximadamente. Isso faz com que ele seja cerca de 50 vezes maior do que os cometas que usualmente nós conseguimos observar.

continua depois da publicidade

Para efeito de comparação, o famoso cometa Halley tinha “apenas” 15 km de largura. Apesar de ser gigantesco e de estar se aproximando da terra numa velocidade de 35.405 km/h, esse bólido espacial não oferecerá nenhum risco para a vida na Terra.

Isso porque, mesmo quando ocorrer o seu momento de maior proximidade conosco (que será em 2031), ele ainda estará a 1,6 bilhão de quilômetros de distância da bolinha azul na qual habitamos.