Estátuas gregas realmente eram brancas?

Novas descobertas mostram as obras de arte da antiguidade como você nunca viu.

Os estudos que buscam restaurar peças de artes da antiguidade evoluíram muito nos últimos anos, porém revelar a aparência original de uma peça ainda é um desafio. Reproduzir fielmente as cores originais, materiais e as nuances de uma obra de arte é um trabalho árduo.

continua depois da publicidade

Um esforço recente, que deu origem a exposição “Gods in Color: Painted Sculpture of Classical Antiquity”, em tradução livre “Deuses em cores: escultura pintada da antiguidade clássica”, mostrou uma nova face das estátuas gregas.

As obras catalogadas pela exposição e muitas das presentes em nosso imaginário possuem milhares de anos de existência. E com o tempo, vento, sol e areia, elas perdem suas cores originais. É aí que entra o trabalho de muitos estudiosos, que tentam, através de técnicas, descobrir os padrões perdidos das antigas criações.

continua depois da publicidade

Um dos métodos é a iluminação das peças, chamada “raking light”. A prática consiste em posicionar uma lâmpada paralela à superfície da obra, o que torna visível as pinceladas, logo se tem pistas do que passou por ali.

Uma outra técnica utiliza-se da luz ultravioleta para distinguir padrões. O UV faz com que alguns compostos orgânicos fluorescem, dessa maneira é possível verificar se as obras foram retocadas e observar mais detalhes.

E, ainda, diferentes cores deixam diferentes rastros. Apesar de ainda não conseguirmos ver qual era a tonalidade original e das cores esmaecem com o tempo, alguns materiais originais mantêm sua aparência. O que é identificável com a técnica da luz, infravermelho e espectroscopia de Raios-X.

continua depois da publicidade

Assim, com pesquisa e fortalecimento das técnicas, os estudiosos cada vez mais entendem do que eram feitas as tintas no passado e qual era a aparência original delas. Dessa forma, nasceu a exposição Gods in Color que revelou um outro aspecto das estátuas gregas.

Diferente daquelas cores sóbrias, próximas do branco e do bege que estamos acostumados a ver, tudo indica que essas peças eram bastante coloridas, com tons chamativos e vibrantes. E aí, está se sentindo enganado?