5 maneiras de evitar o envelhecimento precoce da pele

Veja, a seguir, algumas formas de cuidar melhor da sua pele e driblar os efeitos naturais da passagem do tempo.

Ainda que existam diversos tipos de tratamentos e procedimentos estéticos capazes de retardar o envelhecimento da pele ou suavizar os efeitos da passagem do tempo, é possível também que você tenha uma pele mais saudável e com aparência melhor ao adotar alguns hábitos preventivos.

continua depois da publicidade

A seguir, conheça cinco maneiras de evitar o envelhecimento precoce da pele:

Tome água

Nossa pele precisa de muita hidratação para ter viço e não ficar flácida ou ressecada. Ainda que existam muitos produtos hidratantes, a maneira mais saudável de garantir esse processo é de dentro para fora, ou seja: tomando bastante água ao longo do dia.

continua depois da publicidade

O ideal é que você se esforce para tomar pelo menos dois litros por dia — se for preciso, agende despertadores no celular ou use aplicativos que lembram o usuário de tomar água.

Use filtro solar

Chamamos de fotoenvelhecimento os danos causados na pele pelos raios solares. Com o passar do tempo, eles podem provocar manchas, ressecamento, perda de viço e, inclusive, câncer de pele.

O ideal é que você crie o hábito de usar protetor solar todos os dias, principalmente no rosto e mesmo quando estiver em ambientes internos. Sua pele agradece.

continua depois da publicidade

Largue hábitos nocivos

Alguns hábitos relacionados ao estilo de vida são extremamente nocivos para a saúde da pele. Entre eles, destacamos o tabagismo, o consumo de álcool e a ingestão excessiva de açúcar e gordura.

Se você tem dificuldades para largar esses hábitos, especialmente no caso de vícios, o ideal é buscar ajuda médica e psicológica.

Pratique atividades físicas

Quando nos movimentamos, a circulação do sangue melhora em todo o corpo, inclusive nas regiões da pele. Praticar exercícios físicos melhora o tônus muscular, favorece a flexibilidade e promove a elasticidade, prevenindo doenças e evitando o envelhecimento precoce.

continua depois da publicidade

Durma bem

Uma boa noite de sono é fundamental para que você acorde com disposição e também para que sua pele fique com mais viço, brilho e uma aparência saudável.

Aquelas olheiras depois de uma noite em claro são um bom exemplo de como a má qualidade de sono prejudica a sua saúde e a sua aparência.

Se você tiver muita dificuldade para seguir esses passos, busque ajuda médica e psicológica. Não há nada de errado nisso, especialmente se a intenção for a de viver com mais qualidade.

continua depois da publicidade