Por qual motivo as lesmas morrem com sal?

O mesmo ocorre com outros animais a exemplo dos caracóis terrestres, minhocas, sapos e rãs. Descubra o porquê.

As lesmas são moluscos de hábito noturno, que vivem em locais úmidos e sombreados e que se alimentam de plantas durante a noite. E por se alimentarem de plantas, elas são facilmente encontradas em hortas, pomares e jardins, a contragosto dos proprietários desses lugares, já que as lesmas causam prejuízos às plantações.

continua depois da publicidade

E uma forma bastante popular para se livrar das lesmas é jogar sal sob a sua pele. Mas, por qual motivo as lesmas morrem ao entrarem em contato com o sal?

Segundo a ciência, as lesmas morrem quando sua pele entra em contato com o sal por conta da desidratação. Em contato com o sal, a pele do animal começa a desidratar enquanto permanece exposta ao ar. O sal de cozinha, por sua, vez é uma substância higroscópica, ou seja, ele atrai fortemente a água. Tal combinação acaba sendo mortal para as lesmas.

continua depois da publicidade

Outros animais também enfrentam o mesmo problema com o sol, como os caracóis terrestres, minhocas, sapos e rãs. Mas, embora a pele das lesmas seja frágil, ela oferece benefícios para o animal, como o fato de ser bastante permeável, o que ajuda na respiração, uma vez que facilita a entrada e a saída de gases.

Outro benefício da pele das lesmas é a facilidade com que permite a excreção de substâncias que precisam ser eliminadas pelo organismo do animal.

Vale mencionar que jogar sal nas lesmas é um processo bastante doloroso para elas. Embora não emitam nenhum tipo de som enquanto sofrem, elas possuem receptores de dor como qualquer outro animal que rasteja, voa, nada ou anda.

continua depois da publicidade

Outra característica peculiar das lesmas

As lesmas são capazes de criar um coração e corpos novos caso sejam decapitadas. Isso ocorre graças a um processo que faz com que a cabeça desse animal se mova sozinha imediatamente após a decapitação, permitindo uma regeneração completa em apenas algumas semanas.