Por que gatos gostam tanto de brincar com caixas? Entenda

Seu bichano também fica mais feliz com a embalagem do que com o presente em si? Descubra por que isso acontece.

Se você é o humano do gato que vive em sua casa, sabe muito bem que os bichanos curtem muito caixas de papelão. Pode ser caixa de sapato, embalagem de algum eletrodoméstico ou até mesmo a caixinha onde aquele presente bacana veio, tanto faz: o importante para o felino é que ele possa brincar com esse objeto cúbico de papelão até cansar.

continua depois da publicidade

A pergunta que não quer calar é: por que os gatos gostam tanto de brincar com caixas? Será que esse é um comportamento natural de todos esses animais ou acontece só com alguns deles? É uma brincadeira inofensiva ou não? Confira as respostas para essas questões a seguir.

Gatos e caixas: uma história de amor

Ao que tudo indica, os bichanos curtem muito brincar com caixas de papelão porque essa é uma forma de ficarem mais tranquilos e menos estressados. Um estudo divulgado pela revista PLOS One analisou os sinais de irritabilidade de alguns animais, através de percepções de postura, vocalizações e grau de atividade.

continua depois da publicidade

Os resultados revelaram que aqueles gatos sem caixinhas de papelão acabavam virando suas caixas de areia para ficar embaixo delas.

Outra publicação, agora na revista Applied Animal Behavior Science, mostrou o que aconteceu quando os pesquisadores fizeram uma “pegadinha” com os bichanos. Os cientistas expuseram os felinos a imagens de ilusão de ótica que mostram a forma de um quadrado a partir da sobreposição de círculos recortados.

Os gatinhos não se importaram em sentar sobre uma caixa ilusória — pelo contrário. Para os pesquisadores, isso pode ter a ver tanto com a tentativa de autoproteção em relação a possíveis situações de perigo quanto com o fato de que gatos são excelentes caçadores e que, por isso, usariam as caixas para se esconder de suas possíveis presas.

continua depois da publicidade

Viu só como o seu bichano é esperto? Sempre que ele encontrar uma nova caixa para brincar, lembre-se disso: essas embalagens aliviam o estresse dos gatos e, de quebra, servem para que eles treinem suas habilidades de caça.