Atualmente, quantas raças de cachorro existem no mundo?

Responder essa pergunta não é simples, então leia o texto a seguir pra entender o porquê.

Os cachorros são extremamente diversificados, sendo que as raças que conhecemos foram selecionadas pelos humanos nos mais diversos ambientes e por motivos variados.

continua depois da publicidade

Algumas características foram escolhidas para o trabalho (pastoreio, caça ou guarda, por exemplo), outras pela beleza e ainda há fatores comportamentais que levaram à escolha de exemplares específicos para reproduzir.

E todas essas escolhas são feitas em diferentes lugares, então imagine quão complexo é falar em contar as raças existentes.

continua depois da publicidade

Outro problema é a própria definição de raça. Existem diferentes organizações de cinofilia mundiais e cada uma delas tem critérios diferentes, para facilitar vamos explicar aqui com base naquela que é mais popular no Brasil: a Federação Cinológica Internacional (FCI).

Para ela existem cinco critérios definidores:

  • A raça não pode ter como origem o cruzamento de duas raças previamente reconhecidas pela FCI;
  • Devem ser feitos testes genéticos que comprovem se tratar de uma raça nova;
  • A nova raça deve ter, pelo menos, oito grupos familiares diferentes, sendo que cada grupo deve ser composto por, no mínimo dois machos e seis fêmeas, com duas ninhadas diferentes por grupo;
  • Devem ser atendidos os critérios de saúde da FCI e estarem ausentes problemas genéticos;
    Por fim, antes de ser reconhecida mundialmente deve haver um reconhecimento por associação nacional ligada à FCI.

Devido a esse último item, inclusive, é possível que o número de raças existentes mude de país para país. Só para se ter uma noção: a FCI reconhece só duas raças brasileiras (Fox Paulistinha e Fila Brasileiro), a Confederação Brasileira de Cinofilia, reconhece 6 raças e a Sociedade Brasileira de Cinofilia diz que existem 11 raças nacionais.

continua depois da publicidade

Então não existe uma resposta para a pergunta do título?

Ao contrário, existem várias. Mas para matar a curiosidade do leitor (e abrir todo o leque de possibilidades de escolha), vamos contar que, para a Federação Cinológica Internacional (com sede na França) existem 360 raças.

Para o American Kennel Club (dos EUA), são reconhecidas 190 e, para o Kennel Club Inglês, existem 211.