Para que serve a creatina? Conheça o suplemento usado por quem faz musculação

Entenda quais são os principais efeitos do uso da creatina no nosso organismo.

Apesar de ser famosa na forma de suplemento e um dos principais tópicos nas rodas de marombas por todo Brasil, a creatina é produzida naturalmente pelo nosso corpo. A substância é sintetizada pelos rins, fígado e pâncreas, e suas principais funções são: fornecer energia para os músculos e auxiliar na construção das fibras musculares. Ou seja, a creatina é uma aliada no ganho de massa muscular, desempenho físico e diminuição do risco de lesões.

continua depois da publicidade

Porém, a produção natural da creatina no organismo é limitada. Nosso corpo produz cerca de 1 grama da substância por dia. Dessa maneira, em alguns casos é recomendada a suplementação para garantir mais energia para atividades físicas diárias.

No geral, suplementar com creatina é uma opção para quem busca melhor desempenho em treinos de alta intensidade e de curta duração. Além dos benefícios apontados, a creatina pode:

continua depois da publicidade

Auxiliar no tratamento de doenças musculares

Ao melhorar a força muscular, a substância pode prevenir doenças como a fibromialgia e a distrofia. No entanto, o uso da substância não garante melhora nos quadros apontados. Ainda são necessários mais estudos para certificar a relação entre essas enfermidades e a ação da substância.

Precaver o desenvolvimento de Parkinson

Como a doença está relacionada a alterações na função da mitocôndria, a cretina por ser uma aliada, tendo em vista que a substância atua diretamente nesta célula.

Dessa forma, a cretina poderia ajudar no tratamento, prevenir ou conter o avanço dos sintomas da doença. Assim como nos quadros musculares, para certificar os benefícios da creatina, são necessários mais estudos específicos.

continua depois da publicidade

Prevenir doenças crônicas

A associação do uso de creatina com atividade física regular e alimentação saudável pode cooperar na prevenção da diabetes e doenças cardíacas. Isso porque esses hábitos favorecem o ganho de massa muscular, a perda de gordura e a melhora na densidade óssea, logo, diminui-se o risco de doenças.

É importante ressaltar que a suplementação com creatina precisa ser orientada por um nutricionista ou médico, de acordo com as necessidades e histórico de cada pessoa.