Caixinha de areia para gatos: confira 4 erros comuns

Cuidar do seu bichano é bem mais trabalhoso do que parece, mas existem alguns truques que facilitarão a sua vida.

Se você é do time dos que têm gatos como animal de estimação favorito, sabe muito bem que esses animais são fofos, companheiros, divertidos, lindos e que, claro, dão muito trabalho. Um dos maiores perrengues passados por quem tem esses pets em casa tem relação com a caixa de areia do bichinho.

continua depois da publicidade

Apesar de parecer uma coisa simples, pelo menos na teoria, a verdade é que o banheiro dos peludos precisa de alguns cuidados para funcionar bem e garantir a saúde de todos os moradores da casa.

A seguir, separamos alguns erros muito comuns relacionados à caixinha de areia para gatos. Será que você comete algum deles?

continua depois da publicidade

1- Você não comprou a caixinha do tamanho certo

Sim, existe um tamanho certo. Para entender melhor a questão, é só imaginar o quanto você fica feliz quando precisa ir em um banheiro de ônibus ou avião. Com os bichanos é a mesma coisa: eles não gostam nada de caixinhas pequenas demais.

Preste atenção, então, para que seu gato consiga se virar dentro da caixinha, sem se bater nas laterais. Ele também precisa ter espaço para cavar sem precisar ficar com as patinhas no chão.

2- A areia não é a ideal

A areia da caixinha é importante para que o gato consiga cavar e fazer seu montinho. Ainda que não exista um tipo perfeito para todos os gatos do mundo, vale saber que a maioria dos bichanos curte mesmo é aquela areia mais fininha, que não machuca as patinhas e é fácil de ser cavada.

continua depois da publicidade

Outro fator importante é manter uma quantidade necessária de areia para que seu gatinho se sinta bem — não dá para economizar nesse quesito.

3- A caixa de areia fica perto da cama e da tigela de comida

Você não se sente confortável tomando café no banheiro, não é mesmo? Com os gatos é a mesma coisa.

Esses animais não gostam de comer e dormir perto do local onde fazem xixi e cocô. O ideal mesmo é que a caixa de areia fique em um cômodo separado.

continua depois da publicidade

4- Você demora muito tempo para limpar a caixinha

Gatos são criaturas muito higiênicas e, claro, não gostam de sujeira. Manter a caixa de areia bem limpinha é importante para a saúde do seu pet e também da sua família, afinal a caixa suja é capaz de acumular amônia, bactérias e moscas.

Retire as fezes sempre que puder e não deixe que a areia fique úmida. A cada 15 dias, faça a troca completa da areia e lave bem a caixa.

E aí, você identificou algum desses erros na sua rotina? Agora já sabe que é fácil mudar, hein.

continua depois da publicidade