5 curiosidades incríveis sobre as Pirâmides do Egito

Descubra aqui algumas das razões que levam milhares de pessoas todos os anos a visitarem esses incríveis monumentos.

Há milhares de anos resistindo às intempéries de um clima desértico e a diversas guerras, as pirâmides fascinam a humanidade desde a sua construção. Construídas para serem os túmulos dos antigos Faraós, seus familiares e funcionários importantes, elas acabaram ganhando muito espaço na cultura pop e na imaginação das pessoas.

continua depois da publicidade

Veja aqui alguns dos fatos mais interessantes sobre essas construções incríveis.

1. Última maravilha do mundo antigo

Das sete grandes construções listadas pelos gregos antigos como sendo as maravilhas do seu tempo, apenas a Grande Pirâmide de Gizé continua em pé.

continua depois da publicidade

2. Não são poucas

Ao contrário do que muita gente pensa, não existem poucas pirâmides no Egito. Até agora conhecemos 123 construções desse tipo, claro que nem todas estão em bom estado de conservação, mas ainda assim estão lá.

3. A mais antiga

A pirâmide mais antiga já encontrada pertenceu ao rei Djoser. Foi construída por volta de 2.630 antes da era comum.

4. A construção não foi feita por escravos

Contrariando o que muitas pessoas pensam, os trabalhadores que empilharam aqueles milhares de blocos para fazer um túmulo magnífico não o fizeram devido a ameaças e violência. Eram, na verdade, motivados pela fé nos seus deuses e na crença de que o Faraó era um ser divino.

continua depois da publicidade

5. A maior pirâmide não tinha múmia

Na verdade, ela guardou a múmia do Faraó Quéops por muito tempo, mas, infelizmente, o corpo do soberano, junto com todas as maravilhas escondidas com ele, foram pilhadas há muitos séculos. Assim, nunca poderemos saber exatamente quão maravilhoso era o interior da Grande Pirâmide.

Até hoje falam da maldição da múmia, mas não é necessário ter medo. O único efeito colateral de entrar em contato com a cultura do Antigo Egito é ser contaminado por uma curiosidade infindável.

Então, para ajudar o leitor a aliviar os sintomas (pelo menos até fazer um pé de meia para ver pessoalmente a terra dos faraós), recomendamos o canal arqueologia pelo mundo, que traz muita coisa interessante sobre egiptologia e, de brinde, apresenta diversas curiosidades sobre arqueologia em geral.

continua depois da publicidade