Poodle: confira 5 curiosidades sobre uma das raças mais amadas do país

Mesmo sendo figurinha carimbada em quase todas as casas de sua cidade, esse cachorro guarda alguns segredos que podem surpreender.

Nos anos 1990, o poodle era a raça mais popular nos lares brasileiros e hoje ainda se mantém na quarta posição. Por isso, se você não teve o privilégio de tutorar um desses peludos, quase com certeza conheceu alguém que tinha esse pet.

continua depois da publicidade

Mesmo com tanta popularidade, muitas pessoas só conhecem o seu animal de estimação, nunca se importando com a raça em si. Então, para mostrar que esses animais tão comuns também são muito especiais, separamos aqui alguns fatos interessantes para os apaixonados por cães:

1. De onde vem a raça?

Isso ninguém sabe bem ao certo. Existem diversos registros artísticos da raça desde o Império Romano, mas isso não significa que esses cachorros surgiram lá.

continua depois da publicidade

As duas teorias mais famosas são: os poodles teriam surgido na Ásia e depois levados para Europa a fim de agradar a elite, principalmente a parisiense. Além disso, especula-se seu local de surgimento como sendo a Alemanha, a partir do cruzamento de cães d’água franceses e alemães.

2. Eles gostam de água?

Por mais incrível que possa parecer (devido ao pelo enrolado) eles amam nadar e são bons nisso. Mas sempre que sair da piscina o tutor deve realizar a higiene necessária no pelo do animal.

3. Todos têm a mesma pelagem?

Outra coisa que pouca gente sabe é que a pelagem não é sempre enrolada. Também pode ser encordoado (parecendo um esfregão), do mesmo jeito que o komondor e o puli.

continua depois da publicidade

4. Ele sempre foi só um cão de companhia?

Que nada. Ele já foi usado até para assustar lobos para longe dos rebanhos de ovelha. Para isso, os pastores tosavam seu pelo para formar uma juba e eles parecerem maiores e mais assustadores.

5. Queridinho dos famosos?

Sim. Entre as estrelas que tiveram a honra de tutorar um poodle estão: Katy Perry, Elvis Presley e Rihanna.

Por falar em famosos, Beethoven teve como companhia um poodle e até escreveu uma elegia em honra à sua morte. Então, aproveite que gosta da raça e conheça também essa

continua depois da publicidade