Confira dicas úteis para quem vai viajar com o pet

Viajar com seu bichinho de estimação requer alguns cuidados, mas não é nada de outro mundo. A seguir, confira algumas dicas para esse tipo de situação.

Só quem tem um animal de estimação sabe como algumas coisas aparentemente simples, como ir de uma cidade para a outra, requerem preparos, treinos e esforço. Se você precisa viajar com seu pet, mas não sabe muito bem como organizar a logística, confira as dicas que separamos a seguir:

continua depois da publicidade

1. Leve seu pet para passear de carro antes da viagem

É preciso que seu animal de estimação esteja acostumado a andar de carro antes de você pegar a estrada — caso contrário, ele pode estranhar a novidade e você não terá muito o que fazer para aliviar o estresse do bichinho.

O ideal é acostumar seu pet a fazer pequenos passeios de carro para só então viajar com ele para outra cidade.

continua depois da publicidade

2. Leve seu pet ao veterinário

Para garantir que ele fique bem durante a viagem, leve seu animal de estimação ao veterinário e peça para que esse profissional avalie a saúde do seu melhor amigo.

Se for preciso, veja qual remédio pode ser usado para enjoo, infestações por pulgas, estresse e outros imprevistos. Verifique também se o calendário de vacinação do seu bichinho está em dia.

3. Cuide da alimentação

Ofereça petiscos e rações mais leves para o seu pet no dia da viagem, de preferência algumas horas antes de pegar a estrada, pois isso diminui as possibilidades de ele ter náuseas e vômitos dentro do carro. Lembre-se também de levar ração, petisco, água, pote de ração e a guia.

continua depois da publicidade

4. Use caixas de transporte

Esses acessórios são importantes para garantir a segurança do seu pet. Dependendo do porte do bichinho, é possível comprar cintos de segurança para que ele fique estável. Nunca leve seu gato ou cachorro no colo.

5. Faça pequenas paradas

É importante fazer algumas paradas na estrada para que seu cachorro faça suas necessidades, dê algumas voltinhas, respire um ar fresco e fique mais calmo. Ofereça água ao seu pet sempre que parar.

Viu só como é possível viajar bem se você tomar alguns cuidados? Lembre-se também de, quando pegar a estrada com pets, se programar para ficar mais tempo no trajeto. Sair com pressa só vai prejudicar a experiência.

continua depois da publicidade