É possível fazer cuscuz na frigideira? Entenda

Sim, é possível. Caso você não tenha uma cuscuzeira em casa, uma alternativa é usar a frigideira no preparo do cuscuz. Veja como.

Nada melhor do que daquele cuscuz quentinho no café da manhã ou no jantar, não é mesmo? É uma receita que tem a cara do brasileiro, principalmente, do povo nordestino. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o cuscuz não é um prato originalmente brasileiro e, sim, africano.

continua depois da publicidade

Documentos revelam que o cuscuz já existia no império romano, em Magrebe, de 300 a.C. a 200 a.C. Na época, o local era conhecido como África menor, contemplando Argélia, Tunísia e Marrocos.

Anos depois, já na Idade Média, o povo berbere, que habitou o norte do continente africano, criou o seu próprio cuscuz com sêmola de trigo. Ele também pode ser feito a partir da cevada, do arroz ou do sorgo, todos cozidos no vapor, servindo como acompanhamentos de pratos salgados ou sendo usado em preparos doces.

continua depois da publicidade

Já no Brasil, os africanos islamizados foram os responsáveis por trazer ao país a cultura desse prato. No período escravagista, as ganhadeiras (mulheres escravizadas e libertas, obrigadas a prestar serviços na cidade e dar a maior parte do dinheiro a seus escravocratas) vendiam quitutes em tabuleiros, já apresentando a versão brasileira do cuscuz, que em vez de trigo utilizava a farinha de milho.

Nessa mesma época, o cuscuz nordestino ganhou forma, feito com milho e cozido no vapor, geralmente em uma cuscuzeira. Semelhante ao africano, ele é granulado e servido com ovos, manteiga, carne de sol ou, na sua versão doce, com leite de coco.

Ao longo dos anos o cuscuz foi ganhando novas versões de acordo com as influências de cada região brasileira, sendo um exemplo vivo da transformação cultural de um prato.

continua depois da publicidade

Agora que você já conhece um pouco da história do cuscuz, que tal aprender a fazê-lo? E não se preocupe se não tiver uma cuscuzeira em casa, porque hoje vamos te ensinar como fazer cuscuz na frigideira. Confira.

Receita de cuscuz na frigideira

Ingredientes:

  • Meia xícara de farinha de milho flocada;
  • Meia xícara de água;
  • 1 pitada de sal;
  • Manteiga suficiente para untar a frigideira.

Modo de preparo:

continua depois da publicidade
  • Em um recipiente, misture a farinha de milho com o sal e a água. Deixe a farinha hidratar por cerca de 10 minutos.
  • Após isso, unte a frigideira – pequena – com manteiga.
  • Coloque metade da farinha de milho já hidratada e espalhe bem por toda a frigideira.
  • Leve ao fogo baixo a médio e vá pressionando levemente a farinha de milho para que ela fique bem grudada.
  • Depois, tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de três minutos.
  • Passado esse tempo, acrescente o recheio de sua preferência. Com a ajuda de uma espátula, feche o cuscuz como se fosse uma tapioca.
  • Pronto, agora é só servir e se deliciar.