Confira 7 raças de cachorros que correm risco de extinção

Conforme os cães iam perdendo sua função, o seu valor diminuía. Isso provocava mudanças nos cruzamentos de raça ou o início de um processo de extinção.

Desde o seu surgimento, os cachorros se desenvolveram e foram evoluindo conforme as necessidades da sociedade. Dependendo do meio ambiente em que estavam inseridos, os cães desempenhavam papéis específicos, e à medida que as necessidades aumentavam ou diminuíam, suas funções na sociedade também mudavam ou se extinguiam por completo.

continua depois da publicidade

Algumas raças de cachorros foram criadas para ajudar em tarefas no campo, como pastorear rebanhos, servir como tração animal e até para proteger territórios. Mas, quando alguma tecnologia era inventada, os cães acabam perdendo sua função e o seu valor diminuía, o que provocava mudanças nos cruzamentos de raça ou o início de um processo de extinção.

De acordo com a Confederação Cinológica Internacional, responsável por certificar cães por pedigree, mais de 400 raças de cachorros estão registradas, e pelo menos 29 delas estão em perigo de extinção, sendo que outras 40 foram extintas ao longo do século 20 e várias outras só existem nos livros de história ou em retratos de pinturas antigas.

continua depois da publicidade

Vale notar que não há como saber um número exato de raças de cachorros extintas, pois a Confederação se baseia em registros fornecidos por canis. A população de uma raça canina é medida pelo número de indivíduos puros registrados, que não tenham outras misturas na linhagem.

Além disso, os motivos da extinção de algumas raças variam, pois dependem do período histórico em que viveram ou foram criadas. A seguir, confira a lista que preparamos com sete raças de cachorros que correm o risco de extinção.

1. Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é originário do Brasil é já foi muito popular entre os brasileiros que desejavam um cão de guarda fiel e alerta. Porém, a raça acabou sendo banida na Nova Zelândia, Trinidad e Tobago, por exterminar espécies da fauna silvestre. Nas últimas três décadas, sua população caiu para menos da metade.

continua depois da publicidade

2. Otterhound

O Otterhound era muito utilizado para caçar lontras no Reino Unido, mas com a proibição do esporte nos anos 70, ele quase se perdeu, restando apenas mil exemplares vivem adaptados em casas.

3. Chow Chow

Apesar de ser considerado sagrado e por muitos anos ter sido preservado em mosteiros chineses, a raça Chow Chow está em queda na China, seu país de origem. Ela já foi muito popular em outros países por causa da sua língua azulada, mas sua carne é muito apreciada na Manchúria e na Mongólia, por isso o risco de ser extinta.

4. Formosan

A raça formosan é uma sobrevivente, pois já foi declarada extinta quatro vezes. Porém, conseguiu sobreviver depois que o seu consumo foi proibido após restarem apenas 46 exemplares. A raça não é consumida em Taiwan desde 2004.

continua depois da publicidade

5. Toy Terrier Inglês

O Toy Terrier Inglês já foi muito popular entre a nobreza inglesa, mas tem sido monitorado desde os anos 50, sendo realizadas inseminações artificiais entre cães dos Estados Unidos e da Inglaterra para que ele não seja extinto.

6. Stabyhoun

A raça era mantida por caçadores ricos para perseguir raposas. Mas, em 2011, foram contabilizados pouco mais de 3 mil em fazendas do norte da Holanda.

7. Sealyham Terrier

O Sealyham Terrier ficou famoso nos anos 60 por causa dos astros Elizabeth Taylor e Alfred Hitchcock que eram tutores de um exemplar. Mas, em 2008, foram contabilizados apenas 43 exemplares no mundo inteiro.

continua depois da publicidade