Afinal, como funciona o sistema dos banheiros de aviões?

Já ouviu alguma história de um avião ter despejado seu “esgoto” lá do céu e imaginou como essa cena deve ter sido nojenta? Mas será que realmente isso é possível?

Acredite se quiser, mas se a pessoa que está contando a história da descarga espalhada pelo céu tiver uma idade avançada, é possível que seja verdade. Isso porque, há muito tempo, era realmente com o lançamento em voo que se limpava o banheiro.

continua depois da publicidade

Por sorte, hoje não é mais assim. Os aviões comerciais possuem um sistema complexo e bem seguro para armazenar todos os resíduos, que somente serão retirados quando a aeronave estiver no solo, atendendo a todas as necessidades de passageiros e tripulação, garantindo segurança sanitária e preservação do meio ambiente.

Como o consumo do combustível depende do peso do avião, não basta só ter todas as qualidades acima explicadas, a “rede de esgoto” também deve adicionar pouco peso. E pesar pouco é difícil quando, por trás daquela apertada cabine, existe uma rede de tubos e conexões controlada por sistemas eletrônicos, tudo para levar os dejetos do vaso sanitário até os tanques de armazenamento.

continua depois da publicidade

É preciso muita tecnologia para que você possa ir ao banheiro tranquilamente durante o trajeto. A limpeza final é realizada por um técnico especializado, quando a aeronave está em algum aeroporto. Ele vai com um caminhão específico para esse fim, conecta uma mangueira na válvula localizada na cauda do avião e todo o conteúdo sai dali com a ajuda da gravidade.

Depois, a empresa deve dar um destino adequado para esses resíduos. Viu quanta coisa é necessária para um pequeno (mas importantíssimo) conforto quando estamos voando? Agora você já sabe disso e pode usar esse conhecimento para começar uma conversa com seu namorado, ou namorada, na próxima viagem que vocês fizerem.