Carnaval: haverá feriado prolongado em Salvador? Entenda aqui

Veja como será o calendário do feriado de carnaval na capital baiana.

Tanto o governo da Bahia como a prefeitura de Salvador já anunciaram que não haverá as tradicionais festas de rua no carnaval este ano. Também não terá feriado prolongado nem ponto facultativo. Isso significa que os funcionários públicos, por exemplo, deverão trabalhar durante os dias de carnaval.

continua depois da publicidade

O governador ainda ressaltou que não tem como conceder feriado se não existe lei que defina isso. Então, não vai haver carnaval e nem feriado. Um decreto publicado pelo governador Rui Costa (PT) proíbe qualquer evento de rua e privado no carnaval da Bahia.

Assim, o estado (e isso inclui a capital) não terá feriado prolongado. O governador afirmou que essa medida é recomendada para todo o estado e que os municípios precisam adotá-la. Já o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou que também adotará o decreto do estado sem ponto facultativo e sem feriado prolongado.

continua depois da publicidade

Ainda foi reforçado que haverá fiscalização nos principais circuitos carnavalescos da capital para impedir aglomerações e movimentos de rua durante o carnaval. O prefeito soteropolitano ainda afirmou que as aulas da rede municipal e estadual funcionarão normalmente, assim como as repartições públicas, funcionarão no dia 28 de fevereiro (segunda-feira) normalmente.

Esse é o segundo ano que a medida é tomada como enfrentamento à COVID-19. A Bahia é um dos estados que ainda apresentam números elevados de casos, sobretudo, por conta da variante Ômicron. O esquema de fiscalização adotado será o mesmo que já ocorreu para eventos populares, como lavagens do Bonfim, de Iemanjá e de Itapuã.

Rui Costa afirmou que os funcionários públicos que não comparecerem aos postos de trabalho terão o dia descontado da folha de pagamentos. O mesmo será realizado pela prefeitura soteropolitana. Bruno Reis afirmou que depende da conscientização das pessoas quanto a questões de aglomeração, pois, segundo ele, ainda não é momento de promover aglomerações e festas.

continua depois da publicidade